pagina

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Provérbios 15:33

“O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade”.

Temor significa ter um sentimento de respeito e reverência ao Senhor, e conseqüentemente quando temos temor a Deus fugimos de caminhos convidativos ao pecado, passamos a andar nos caminhos do senhor e os desejos, sentimentos, atitudes, ações e objetivos não mais nosso e sim os de Deus, ou seja, o temor de Deus ensina-nos a ser sábio, lembrando que sabedoria é diferente de inteligência... A inteligência é um dom natural que pode ser desenvolvido. Pessoas que têm muito conhecimento e que sabem fazer uso desse conhecimento são pessoas inteligentes. A sabedoria é a capacidade de usar a inteligência para o bem, para produzir a virtude. Um ladrão ou um corrupto podem ser inteligentes. Muitas vezes estas pessoas são inteligentes. Eles não são sábios. Eles usam a inteligência para o mal e não para o bem. Se tivessem sabedoria, usariam a inteligência para o bem. A sabedoria é adquirida com a experiência, com a vida. Quando as duas coisas se unem numa pessoa, esta pessoa é uma bênção para todos.
Voltando ao texto, A arrogância não combina com o temor do senhor, assim como a humildade não mora em casa do altivo de coração. O reino de Deus pertence aos humildes de espírito e não aos arrogantes de coração. Tiago 4:6 - Deus resiste ao soberbo, mas dá graça aos humildes. Mateus 5:3 – Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Resumindo, quando temos temor ao senhor adquirimos a sabedoria e jamais procuramos honra e glorias pra si mesmo, somos humildes. Quem procura honra para si deixa de ser humilde e, conseqüentemente, se afasta da sabedoria, da possibilidade de vir a ser sábio. Não provém da sabedoria a busca pela honra. A sabedoria deve “exalar” da pessoa, naturalmente. Daí vem a honra, advinda do próprio Deus, que é Pai da Sabedoria e aprecia a humildade.
A humildade é o fundamento de toda a semelhança de Cristo, a única coisa pessoal que Cristo disse a respeito de si mesmo foi “ Sou manso e humilde de coração”(Mateus 11:29).
Ter temor de Deus é ser realmente livre, não é essa liberdade do mundo onde podem fazer o quiser e ir a qualquer lugar, a verdadeira liberdade e você dizer dentro de si, não quero mais para mim o que me faz mal.

Fique com a paz do Senhor Jesus Cristo!

16/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário