pagina

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Gênesis 21:14-21

14  Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
15  E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
16  E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
17  E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18  Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
19  E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20  E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
21  E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.

Agar era uma escrava egípcia.
Sara nunca havia dado a Abraão um filho. Ela era estéril, mas Deus havia prometido que ela iria ter um filho com ele. Mas o problema para Sara é que "Deus estava demorando muito... e ela já era idosa... e talvez Ele tivesse esquecido da sua promessa...então ela resolveu dar uma mãozinha a Deus, como se Deus precisasse de ajuda..." Foi a partir daí que começaram, na vida de Sara e Abraão, problemas tanto físicos como espirituais, pois em vez dela confiar na promessa feita a eles pelo Senhor, ela preferiu agir por conta própria. Como nos relata em Gênesis 16:2: "... Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai."
Por causa desta decisão de Sara, ela abriu as portas para a inimizade que existe até hoje, entre judeus e árabes.
Após cumprida a promessa de Deus na vida de Sara e Abraão, quando ela deu a Abraão um filho na sua velhice (Gênesis 21:2-3). o filho da promessa, Isaque. A partir deste dia, surgiu da parte de Ismael um ciúme tal que ele zombava e, por isso, Deus disse a Abraão que ouvisse o que sua esposa lhe dizia: "... Ponha fora esta serva e o seu filho ..." (Gênesis 21:10)
Abraão creu na promessa de Deus e fez exatamente como o Senhor lhe disse no versículo 14.
Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba... Lindo a providência de Deus quando acabara a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer. ” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.
Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: —Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.
Deus sempre está atento a nós, os olhos do Senhor estão sempre voltados para nós.
Mas já era plano de Deus, o Senhor sabia que era melhor que Agar e Ismael se separassem de Abrão. Nem por isso Deus desamparou os dois, pois permaneceram na sua presença e sob seus cuidados(vv.17-21). Deus tinha um propósito para Ismael, paralelo ao seu propósito para Isaque, a saber que dele faria uma grande nação(V.18).
E quando se encontrar em momento difícil como Agar no deserto erga sua voz e clame a Deus, lembre-se você não está sozinho, no deserto você pode contar com a presença de Deus na sua vida, Deus estará sempre por perto e nas horas que você mais precisar de ajuda, Ele virá ao seu encontro e lhe estenderá as mãos e suprirá todas as suas necessidades.
Eu e você que já conhecemos a história de Agar e conhecemos também a fidelidade de Deus, temos que, pela fé, crer que o Senhor vê nossas aflições e está sempre pronto para nos confortar e animar.

Fique com a paz do Senhor Jesus!

Miss. Marla Taísa

Nenhum comentário:

Postar um comentário