pagina

domingo, 8 de setembro de 2019

Lucas 6:46-49



Jesus começa essa parábola dizendo:
46 - E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?
Primeiramente, a pergunta do Mestre é oportuna, pois revela o público a quem ele se dirigia. Jesus fala com pessoas religiosas, pessoas que afirmam conhecer a Deus, pessoas que afirmam que Jesus é o Senhor. Contudo, são pessoas que vivem apenas na superfície da vida cristã, sem um maior aprofundamento no relacionamento pessoal com seu Senhor.
Chamar Deus de Senhor não significa seu senhorio em nossa vida, é fácil chamar a Cristo de Senhor, o difícil, é fazer a sua vontade. Muitas vezes invocamos o nome de Deus e queremos as bênçãos de Deus, mas não queremos andar pela rota da obediência, pela rota de cumprir princípios. É necessário aplicarmos a verdade de Deus em nossa própria vida, para que possamos chamá-lo de senhor, se não acontecer estaremos sendo meros religiosos, ou seja, hipócritas. A maior indignação de Jesus quando estava exercendo o seu ministério na terra foi exatamente com muitos religiosos que eram conhecedores da Palavra, doutores da lei, mas eram sepulcros caiados, lindos por fora, no discurso, mas por dentro sujos e cheios de orgulho e maldade. É fundamental entender que, ao aceitar Jesus como nosso Salvador, também precisamos torná-Lo o Senhor de nossa vida. A obediência, é a marca de um verdadeiro cristão, Se uma pessoa estiver realmente seguindo o Senhor, ela obedecerá às instruções do Senhor. É muito fácil trilharmos nossos próprios caminhos, pegar os atalhos que a vida nos oferece, andando conforme achamos que é o correto, mas Jesus nos confronta dizendo que não adianta invocarmos o nome Dele, suplicarmos, chorarmos, se não cumprirmos aquilo que Ele nos ordena.
Uma pessoa que vive em pecado intencional e impenitente obviamente não escolheu seguir a Cristo, porque Cristo nos chama do pecado e nos leva à justiça. Se uma pessoa não está disposta a obedecer a Cristo, ela fornece evidência de que sua fé não está Nele. Uma pessoa pode reivindicar Jesus como Salvador e fingir obedecer por um tempo, mas, se não houver mudança de coração, sua verdadeira natureza acabará se manifestando, este foi o caso de Judas Iscariotes; Por outro lado, um servo fiel pode tropeçar e cair, mas persevera na fé e este foi o caso de Simão Pedro.
Ás vezes quando oramos: “seja feita a vossa vontade”, é mentira, porque a vontade de Deus é a que menos importa, e as desculpas nós temos na ponta da língua, portanto para alguns, é melhor permanecer com a Bíblia fechada.
É vital entender que Jesus Cristo veio à Terra para nos reconciliar com o Pai; Ele morreu na cruz para nos salvar de uma eternidade no inferno e nos dar o dom gratuito da salvação.
Muitos dizem: “Jesus é meu Salvador, mas eu ainda não O fiz o Senhor da minha vida”. Por favor, entenda que as únicas pessoas prontas para o Seu retorno são aquelas que diariamente procuram trazer cada área de sua vida sob Seu Senhorio. O senhorio ensina que uma verdadeira profissão de fé será apoiada por evidências de fé. 
Um pecador que se recusa a se arrepender não é salvo, pois ele não pode se apegar ao pecado e ao Salvador ao mesmo tempo. E um pecador que rejeita a autoridade de Cristo em sua vida não tem fé salvadora, pois a fé verdadeira engloba uma entrega total a Deus. “É necessário nascer de novo” (João 3:7) e Jesus disse: “Nem todos que me chamam: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu” (Mateus 7:21).

Nos versos 47 ao 49 Jesus conta a história de dois homens, um prudente e outro insensato. Ambos edificaram suas casas, porém, cada um deles edificou de uma forma, em um fundamento diferente. Um deles construiu os alicerces de sua casa sobre uma rocha, enquanto o outro construiu na areia. Jesus evidencia a diferença das duas construções, comparando-as com aqueles que ouvem e praticam a Sua palavra e os que não praticam.
47 - Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:

48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
O que é Fundamento? Fundamento significa base, alicerce, fundação. Quando olhamos para uma casa não notamos o seu alicerce, mas ele é a base para toda a edificação da casa. Da mesma forma é Deus, Deus é o edificador e não vai edificar nada sobre uma base errada.
Aqui Jesus conta a história de um homens prudente que edificou os alicerces de sua casa sobre uma rocha, e a Rocha é Ele próprio, Jesus. Se estivermos atentos, aos seus ensinamentos, e colocarmos em pratica seremos vitoriosos em todos os nossos caminhos. Jesus Cristo nos ensina nessa parábola que nossa casa deve estar alicerçada sobre um firme fundamento, para que quando vierem às tempestades, estas não venham comprometer toda a construção. Jesus declara que quem chega perto dele, decide ouvir a sua voz e obedecer, ou seja praticar os seus princípios é como um homem que edifica a sua casa sobre a rocha.
A Palavra de Deus é a planta, é o projeto que deveremos seguir para construir a nossa casa espiritual. Mas perceba, que para edificar sobre a rocha é necessário cavar, se aprofundar, essa palavra nos leva a refletir que se queremos edificar nossa vida sobre Jesus, que é a rocha da nossa salvação, temos que permitir que Jesus entre em todas as áreas de nossa vida e nos transforme, não podemos limitar o acesso do Espírito Santo em nossa vida, tem pessoas que se fecham para o agir de Deus, querem uma casa na rocha, mas não querem se aprofundar, não querem ser tratadas, moldadas, libertas, curadas, preferem continuar no raso, na superfície. Cavar: arrancar tudo de nossas vidas tudo que não vem de Deus... fazer um limpa.
Vamos gastar mais tempo para fazer a casa, o resultado será duradouro. Devemos cavar até chegar na Rocha. Jesus é a Rocha. Uma boa construção depende de alicerces bem feitos, seu alicerce nunca estará forte, firme, se você não decidir obedecer a Palavra de Deus.
A palavra de Deus nos ensina como devemos nos comportar como filhos de Deus, como deve ser nossa conduta como marido, como esposa, como pais, como filhos, como líderes, como discípulos, etc. A obediência acontece quando ouvimos e nos submetemos, aplicando em nossa vida as verdades de Deus.

49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Nota-se aqui que Jesus é bem claro quanto a homem insensato, ou seja, aquele que só se tornou ouvinte da palavra, não as praticou. É comparado a um homem que edificou uma casa sobre areia, sem alicerce que quando o rio jogou-se contra ela, a casa logo desabou. É da mesma forma com a vida de pessoas que não esta alicerçada na palavra, quando vem um atribulação, uma luta ela desmorona, não tem alicerce, não ta firme na rocha que é Jesus.
É importante ressaltar que o que abala, derruba, destrói uma casa, uma vida, não são os ventos, as enchentes, as tempestades, as tormentas, tudo depende da estrutura, de onde vc esta alicerçado, quem tem Jesus por alicerce suporta qualquer vento, tempestade, luta, tragédia porque Ele é o fundamento.

Uma casa edificada sobre a areia vive em constante risco de entrar em ruína, em destruição. Tem pessoas que se fecham para o agir de Deus, querem uma casa na rocha, mas não querem se aprofundar, não querem ser tratadas, moldadas, libertas, curadas, preferem continuar no raso, na superfície, aonde facilmente sua casa pode ser abalada, destruída. E quando a casa cair, por não está bem firmada, não adianta ficar culpando líder, discipulador, muito menos Deus. Você é responsável pela sua construção.
Todos estão sujeitos a passar por tempestades, por tribulações. Se você estiver alicerçado na Rocha verdadeira, nos momentos de tempestades, você continuará firmado, Deus quer te levar a ser uma pessoa constante, que não anda segundo as circunstâncias, mas que vive pela fé no Deus vivo.
Quero te dizer que se Jesus for a Rocha que sustenta a sua vida mesmo em meio às tempestades você será uma pessoa inabalável!!
Decida hoje submeter a sua vida aos princípios de Deus, permitir que o Espírito Santo transforme todas as áreas de sua vida e entenda que Aquele que te sustenta em todos os momentos e que te dá à vitória é o Senhor.

Deus os abençoe
Pra. Marla Taisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário