pagina

domingo, 1 de dezembro de 2019

Apocalipse 1:9-20; 2; 3.


A visão de João e as 7 igrejas da Ásia menor

Os anos mais sombrios de perseguição a igrejas haviam chegado, desde q Nero cm 17 anos de idade tornou-se imperador de Roma, ele era um homem louco, um homem devasso, era um homem violento e mandou matar a sua própria mãe. Desde q ele assumiu o governo de Roma foi que uma nuvem escura e avassaladora chegou ate a igreja de Deus. 10 anos depois q esse homem assumiu o governo ele mesmo colocou fogo na capital do império por causa de sua loucura ele queria construir uma Roma mais bela, foram 7 noites e 6 dias de incêndio, qdo acabou o incêndio a cidade de Roma estava devastada dos 14 bairros de Roma 10 deles fora destruído pelas chamas e os 4 bairros restantes densamente povoados por judeus e cristãos deu a Nero um álibi pra colocar a culpa do incêndio nos cristãos. Daí começa uma brutal e sangrenta perseguição a igreja. Os historiadores afirmam que faltou madeira pra se construir cruz devido a quantidade de cristãos crucificados em Roma, uma verdadeira chacina um verdadeiro banho de sangue. 2 anos depois no ano 66 surge uma rebelião dos judeus em cesárea marítima e Roma manda pra la o general Tito para tentar controlar aquela rebelião, 2 anos depois ano 68 o senado depõe o imperador Nero e ele tira sua própria vida, 2 anos depois ano 70 a rebelião em Israel se torna incontrolável e o general Tito cercar a cidade de Jerusalém ninguém pode entrar e nem sair, quando todas possibilidades haviam acabado Tito entra em Jerusalém e destrói Jerusalém, não fica pedra sobre pedra, mata milhares de judeus sendo assim a maior matança dos judeus em todos os tempos. E ainda esse ano o imperador vesparsiano inaugura em Roma o colisão, o chamado coliseu romano, que numa festa de cem dias de inauguração onde mais de 10 mil cristos foram mortos cruelmente, sendo enrolados em peles de animais e jogados nas arenas, pros cachorros morderem, pros toros pisarem e pros leões comerem uma verdadeira chacina. No ano 81 assume o governo de Roma Domiciano chamado de segundo Nero por conta da crueldade que perseguiu a igreja, esse imperador começa a se titular um senhor e deus e foi esse imperador que deportou o apostolo Joao o pastor da igreja de Éfeso para ilha de Patmus, é importante destacar que todos os apóstolos de Cristo já estavam mortos, João era o último apostolo vivo, certamente a intenção de Domiciano era calar a voz do ultimo apóstolos de Cristo fechando-lhe todas as porás da terra, mas quando todas as portas da terra se fechavam pra João Deus abre a porta do céu pra ele e diz sobe aqui e eu lhe mostrarei não só o que havia de acontecer mas também te mostrarei as coisas q deve acontecer. Quando João escuta atrás dele uma voz como voz de trombeta dizendo: o que vez escreve em livro e manda para as 7 igrejas: Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadelfia e Laodiceia. Quando se volta para ver quem falava cm ele, ele não vê ninguém ele vê 7 candeeiros de ouro, ele vê as 7 igrejas e no meio das igrejas ele vê um semelhante ao filho do homem, o mundo so pode ver Jesus na igreja e através da igreja. O cristo que João vê não é o cristo q foi humilhado, chicoteado, morto... o Cristo que João vê é o Cristo que venceu a morte,e o cristo da gloria e qdo João o vê ele cai como morto aos seus pés e o senhor Poe a Mao direita sobre e ele e diz não temas João eu sou o primeiro e o ultimo, eis que estive morto mas estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno... NÓS NÃO ADORAMOS AO CRISTO QUE ESTEVE VIVO E ESTÁ MORTO, NÓS ADORAMOS AO CRISTO QUE ESTEVE MORTO E AGORA ESTÁ VIVO E VIVE PELOS SECULOS DOS SECULOS.
No capitulo 1 e verso 13 João vê Cristo no meios das igrejas e hoje quero te dizer q Ele esta em nosso meio e por Ele está aqui é que eu e vc estamos aqui e com isso podemos sentir um reavivamento espiritual.
No capitulo 2 verso 1 nós somos informados que Jesus está andando no meio dos candeeiros andando no meios das igrejas, pra que? Pra sondar as igrejas, pra disciplinar as igrejas, pra exortar as igrejas, pra consolar as igrejas, pra fazer promessas as igrejas. E hoje ela ta fazendo mesmo aqui entre nós. E na medida que Jesus está caminhando entre as igrejas há uma colocação que diz: EU CONHEÇO, EU CONHEÇO, EU CONHEÇO, EU CONHEÇO, EU CONHEÇO... Jesus usa essa expressão para as 7 igrejas, ou seja, pra 7 qualidades de crentes. Ele que dizer que conhece as nossas obras. Ele quer dizer aquilo que seu esposo não sabe eu sei, aquilo q seu pastor não sabe eu sei, aquilo q sua esposa não sabe eu sei, aquilo que seus pais não sabe eu sei, aquilo que vc faz em secreto e ninguém vê eu sei, eu vejo. Ele conhece a verdade no intimo e ninguém pode esconder nada dele, ninguém pode esconder nada Daquele cujo os olhos são como chamas de fogo.. Ele conhece a sua igreja, ele não deixa ser enganado.
Jesus teve elogios e censurar a fazer em 4 igreja (Éfeso, Pergamo, Tiatira e Sardes), em 2 só elogios que foi Esmirnia a mais pobre e Filadélfia a mais fraca e somente a igreja de Laodiceia Ele censurou.

Elogios e censuras:
Para a igreja de Pérgamo Jesus diz: eu conheço as tuas obras, eu conheço o lugar onde tu habitas onde está o trono de satanás, e sabe porque Jesus disse isso sobre Pérgamo? Ela era a segunda maior cidade da Ásia so perdia para Éfeso que era a capital. Quando se disputava na Asia menor qual cidade se construiria o templo de adoração ao imperador Romano como uma divindade Pérgamo ganha a concorrência e constrói o templo de adoração ao imperador, Por isso Jesus disse o que disse, Ele quis dizer que qualquer lugar onde se coloca o homem no pedestal, qualquer lugar onde tem culto a personalidade, qualquer lugar onde se põe um homem no centro das atenções ali está o trono de satanás, porque Deus não divide sua glória cm ninguém. Pergamo também era a sede do culto de esculápio (na mitologia grega e na mitologia romana, é o deus da medicina e da cura. Existem várias versões de seu mito, mas as mais correntes o apontam como filho de Apolo, um deus, e Corônis, uma mortal), la ficava o templo de esculápio e ele era conhecido como o deus da cura e o símbolo desse deus pagão era uma serpente. Por isso vem o símbolo da serpente nos jalecos dos médicos isso vem de Pérgamo. Portanto o que Jesus quer dizer que é que qualquer lugar onde uma pessoa venera uma imagem criada e forjada pelas mãos humanas la está o trono de satanás. Porque uma imagem não é nada, não passa de um gesso, uma pedra, uma prata, um ouro... tem boca e não fala, tem pés e não anda, tem ouvidos e não ouve, te mãos e não apalpa, tem olhos e não vê, isso quer dizer que não passa de engano e que por trás deles tem um demônio que amaldiçoa a pessoa ou o lugar onde ele habita.

Para a igreja de Éfeso Jesus diz eu conheço as tuas obras, o teu trabalhar e tua perseverança. Jesus elogia a igreja de Éfeso pela sua firmeza teológica, pela fidelidade doutrinaria, pelo zelo pela sã doutrina, ela era uma igreja que não suportava os falsos apóstolos, não tolerava as obras do nicolaitas (eram uma seita, ou seja, um grupo de pessoas que seguia certas doutrinas que misturavam alguns tipos de ensinos bíblicos com outros totalmente contrários a Bíblia. Pode nos indicar que os principais ensinos dos nicolaítas estavam ligados a cultos a ídolos, atrelados a práticas sexuais com objetivo de cultuar divindades, algo muito comum na antiguidade pelos pagãos. Tinham também como inttuito de semear joio e sufocar lentamente o rebanho, ali mesmo, dentro da igreja), não aceitava abrir as portas para heresias para os falsos ensinos, Jesus elogia aquela igreja pelo seu zelo pela verdade, com isso Jesus está nos ensinando que uma igreja jamais pode agradá-lo se essa igreja não for fiel as escrituras, se essa igreja não for zelosa pela verdade, se ela não tiver compromisso de ensinar a verdade... nós não temos o direito de mudar a mensagem pra agradar o homem, tem que ser pregada conforme diz a palavra, com integridade e fidelidade, porque o papel da igreja não é ser popular sé ser fiel.
Jesus entretanto tem uma reclamação a esse igreja, tenho porem contra ti uma coisa é que abandonaste o primeiro amor e aqui corremos um risco de fazermos o mesmo, ou seja, mantemos a ortodoxia (concorde com as leis que a Igreja considera verdadeiras) mas não tem mais calor espiritual, tem luz na cabeça mas não tem mais fogo no coração. E é importante ressaltar que não nada que mata mais do que sequidão no coração, pode ter a mente arejada pela verdade mas o coração seco, sem entusiasmos, sem amor por Deus, somente um ritual, uma regra, uma alienação... os olhos não brilham mais. O que Jesus que dizer que a ortodoxia é fundamental, não se pode cogitar a possibilidade de negociar a verdade, mas só ela não basta, não serve é necessário o amor, a entrega, o querer Cristo.

Jesus se dirigi a igreja de Tiatira elogia e diz Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência e que hoje essa igreja tem mais fé, mais obras, mais amor do que quando ela começara, porem Jesus diz eu tenho uma coisa contra ti é que você tolera essa falsa profetiza jezabel que induz o meu povo a prostituição. Podemos ver q a igreja de Éfeso tinha doutrina mas não tinha amor e agora aqui em Tiatira tinha amor mas não tinha doutrina.
Então vemos que da mesma forma que uma igreja que tem doutrina mas não tem amor e uma igreja que tem amor mas não tem doutrina ambas não agrada a Deus. Não se pode separa o que Deus uniu: Teologia e Ética, doutrina e vida, credo e conduta. 
Nesta igreja tem gente flertando com o mundo, tem gente com um pé dentro da igreja e outro fora da igreja. Como nos dias de hoje.

Jesus diz a igreja de Sardes eu conheço as tuas obras, Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos. Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente. A igreja de Sardes era uma igreja de nome, pode-se dizer uma igreja avivada, com emoções transbordantes, musicas avivada, mas tudo aparente, nada real, Jesus diz que ela não passava de verniz. Na verdade estava morta! Existiam poucas ali que não havia contaminado as vestiduras deles. Com isso aprendemos que o que é importante não é o que diz ou acha a seu respeito, não é o que dizem a seu respeito, mas sim o que Jesus acha e diz a seu respeito... você pode muito bem dizer que é homem e mulher que agrada a Deus mas no fundo Jesus não vê isso. Jesus não tem so uma opinião a nosso respeito, Ele tem o diagnostico a  nosso respeito, Ele conhece nossas obras.

Elogios:
Jesus vai dizer a igreja de Esmirnia a mais pobre da Ásia, eu conheço a tua tribulação, conheço a sua pobreza, mas tu és rico, Ele quis dizer que o importante é ser rico aos olhos de Deus.
 Jesus queria dizer q ela poderia ser pobre na terra mas q ela era rica no céu. E isso tinha que bastar pra ela, não vale nada riqueza na terra o que basta é ser rico aos olhos de Deus e não aos olhos do homem.

Jesus diria a igreja de Filadélfia e diz, eu conheço as suas obras, tu tens pouca força, mas eu coloquei diante de ti uma porta e porta que eu abro ninguém fecha e porta que eu fecho ninguém abre. O que importa não é ser forte na terra, ter poder na terra, mas ser fiel ao Deus todo poderoso.

Só censura e nenhum elogio
Jesus diz a igreja de Laodiceia Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Essa igreja foi a que Jesus só censurou não elogiou, foi a que mais fez Jesus sofrer e a que tem a maior e melhor opinião dele mesma, era o tipo de igreja que se olhava n o espelho e dizia to bem na fita. Ela aplaudia a si mesma.
Nota-se que nos versos 15 ao 17 Jesus faz um diagnóstico, do 18 ao 20 Jesus faz um apelo, no verso 21 a 22 cm base no verso 14 Jesus faz uma promessa.
A cidade de Laodiceia ficava na região do vale rio Lico, a região mais fértil da Ásia e naquele vale existiam 3 cidades: Hierápolis, Colossos e Laodiceia, ficavam bem pertinho uma da outra uns 9km. Em Hierápolis era nossa caldas novas brasileira, la existiam umas fontes de águas quentes que era brotadas do solo e faziam piscina naturais e as pessoa viam tomar banho nas águas quentes e terapêutica daquele lugar e já do outro lado do rio em Colossos haviam fontes de águas frias e geladas também terapêuticas, porem em Laodiceia a maior cidade não havia fontes nem de águas quentes e nem de águas fria. As águas que chegava ate Laodiceia eram mornas e impróprias pra consumo e pra uso terapêutico. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16). Por isso Jesus diz quem me deras se fosses quentes como as águas de Hierápolis ou fria como as águas de colossos mas como és morna  estou  a ponto de vomitaste de minha boca. Laodiceia era a cidade dos endinheirados, dos bancários, era o centro econômico da Ásia menor, Jesus diz vocês se orgulham do ouro que tens mas na verdade vocês estão pobres. Jesus usa a figura da roupa branca, porque Laodiceia era o maior centro têxtil da Ásia menor, eles se orgulhavam das roupas mas na verdade estavam nus. Porque Jesus usou a figura do colírio? Porque la era o maior centro medico sobretudo oftalmológico da Ásia menor, eles se orgulhavam das clinica s mas espiritualmente estavam todos cegos. Sabe o que Jesus estava fazendo? Diagnósticos!
Observe que essa igreja não tinha problemas de doutrinários, não tinha falsos mestres, não tinha falsos profetas, não tem doutrina de falsos deuses pode-se dizer que Laodiceia era uma igreja ortodoxa mas ainda provoca náuseas no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas moral, havia problemas moral em Pérgamos, em Tiatira, em Sardes e não havia escândalos nem interno e nem externo em Laodiceia, pode-se dizer que Laodiceia era uma igreja ética e ainda sim provocava náusea no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas de pobreza, havia pobreza em Ésmirna, em Filadelfia mas não havia em Laodiceia e ainda sim causava náuseas no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas com perseguições políticas nem religiosas, havia perseguição política em Pérgamo, havia perseguição religiosa em Éfeso... Laodiceia está em paz sem perseguições, mas ainda causa náuseas no filho de Deus.
Podemos concluir que mesmo qdo estamos zelando pela ética, podemos ser prósperos, podemos ter paz, podemos ser doutrinários, mas ainda causarmos náuseas no filho de Deus.
O que Jesus viu na igreja de Laodiceia que causou náuseas Nele? So tem uma resposta, FALTA DE FERVOR ESPIRITUAL... não podemos deixar que o mecanicismo árido domine a igreja. Precisamos de fogo no coração, de amor pela obra. E hoje as igrejas estão cm problema de fervor espiritual eu não to falando de emoções, isso tem muito, mas to falando de fervor, fervor esse que não é produzido pelo homem mas somente pelo Espírito Santo. Falta oração, jejum, santificação. Tudo que está acontecendo no mundo fora das igrejas está acontecendo dentro das igrejas... divorcio, traições, fornicações, rebeldia. A secularização está chegando dentro das igrejas cristãs, não ta diferente do mundo não. E é por isso que Jesus deu essa visão a João, para alertar as igrejas. Ele quer vomitar crentes!
Pessoas querem Deus e o diabo ao mesmo tempo, não são nem crente e nem frio, estão mornos, ou seja, estão secos espiritualmente, vivos mortos. Não querem Deus so as bênçãos, substituíram Deus pela bênçãos de Deus. Precisamos querer Deus.
Jesus aconselha a igreja de Laodiceia no verso 18 dizendo Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. Jesus está nos ensinando como restaurar o fervor espiritual, nos aconselhando a compra Dele, so Ele tem a mercadoria certa pra cada um de nós, o que precisamos e ainda é de graça. Ele é o espelho que precisamos, só Ele tem que ser a razão da nossa vida. Temos que ter sede dEle.
No verso 19 Jesus tem uma declaração a fazer e uma ordem a dá. Jesus declara: Eu corrijo e castigo todos os que amo. E a ordem é: levem as coisas a sério e se arrependam.
Nada causa tanto desconforto em Jesus do que uma igreja apática, morta, árida... sabe porque Jesus pegou tão pesado cm essa igreja e com cada um de nós? Porque Ele não desiste de nós, ele não abre mão de nossa vida, porque ele não morreu na cruz pra gerar uma igreja morta, apática, árida... por isso ele da uma ordem pra mim e pra vc hoje, arrepende-te, muda sua vida sua conduta. A única maneira de nossos corações se aquecerem é estarmos na intimidade de Jesus. Se não ouvirmos e nem identificarmos mais a voz de Jesus estamos perdidos.
No verso 20 Ela dá uma esperança: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Jesus nos convidar a ceiar cm Ele é um milagre mas agora Ele querer ceiar conosco isso é  graça. Jesus quer que tenhamos intimidade cm Ele, quer que nos achegamos a Ele, que tenhamos fervor espiritual, a partir do momento que vencermos a sequidão, o desanimo, Ele faz a promessa pra nós que stá no verso 21 “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai.

Para concluir: nós morremos quando não ouvidos o que o Espírito Santos nos diz. Hoje as igrejas estão morrendo e muitas já estão mortas é porque não ouve mais o que o Espírito santos diz a elas, não obedecem mais ao Espírito Santo. Estão vivendo na secularização, na apostasia. As igrejas ao invés de guerrear contra satanás estão fazendo acordo cm ele. Estão caindo nos banquetes dele. Estão fazendo a vontade dele.
Que possamos ouvir e obedecer a ordem de Jesus para cada um de nós. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. Amém?

Que o amor e a paz de Cristo estejam conosco sempre,
Pra. Marla Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário