pagina

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Capitulo 1 de Provérbios.



Vemos aqui neste capitulo do verso 1 ao 9 conselhos sobre sabedoria divina, nos ensina a dar valor à sabedoria. Podendo tornar sabia uma pessoa sem experiência e ensinar os jovens a ter juízo. Vemos que para ser sábio temos que temer a Deus, isso não quer dizer que temos que ter medo de Deus, mas sim respeitar a sua grandeza. Nos ensina que devemos orientar nossos filhos na palavra de Deus, lendo a bíblia diária para eles em casa, pois nossas atitudes falam mais alto do que nossas palavras. As crianças aprendem valores observando como seus pais agem e reagem todos os dias. Se os pais exibirem uma profunda reverência e dependência de Deus, as crianças absorverão estas atitudes e o caráter delas serão aperfeiçoado e se tornarão sábios.
Nos versos 10 ao 19 fala que o pecado é atraente e costuma enganar com facilidade, porque parece oferecer um caminho rápido para a prosperidade. Mas quando seguimos os outros e nos recusamos a dar ouvidos à verdade, acabamos sendo atraídos por atividades erradas, prazeres da carne. O pecado, mesmo sendo atraente, é mortal. Não podemos ser amigos do pecado e esperar que nossa vida não seja afetada. A ganância é uma das armadilhas mais utilizadas por Satanás. Ela começa quando é plantada em nosso coração a sugestão de que não podemos viver sem algo. Então, o desejo se alastra como fogo até que se torne uma obsessão. Peça sabedoria a Deus para reconhecer qualquer desejo ganancioso antes que esse o destrua! Deus o ajudará a superá-lo!
Nos versos 20 ao 33: Ao descrever a sabedoria clamando em voz alta nas ruas, o autor se utilizou de uma personificação, uma figura literária, a fim de que soubéssemos que a sabedoria não é um ser vivo, mas sim o pensamento de Deus revelado. Néscio citado aqui não é alguém com uma deficiência mental, mas com uma deficiência de caráter (como a rebelião. a preguiça ou a ira). O tolo não é estúpido, mas não sabe diferenciar o certo do errado, o bem do mal.
Deus quer nos corrigir e nos ensinar, Ele pede para que nos o escutemos. Mas aqueles que pensam que sabe mais do que Deus, que não ouve seus conselhos ou sente que não tem necessidade da direção Dele, já se encontra envolvido pelo orgulho tolo, ou seja, haverá conseqüências de suas más escolhas. Porém aqueles que ouvi os conselhos de Deus terá segurança, viverá tranqüilo e sem medo de nada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário