pagina

sábado, 7 de dezembro de 2019

Livro de Provérbios


Capitulo 6

Neste capitulo o sábio Salomão fala sobre algumas coisas que devemos evitar: ser fiador (versos 1-5), viver na preguiça (versos 6-11), ser perverso (versos 12-15) e fazer coisas que Deus detesta (versos 16-19).
Nos versículos de 1 ao 5 alertam sobre o perigo de ser fiador, Isto não significa que nunca devamos ser generosos ou ajudar os outros caso possamos, mas que não devemos prometer o que não podemos cumprir. No tempo de Salomão, um fiador que não pudesse pagar perderia tudo o que tinha e, ainda por cima, seria reduzido a escravidão, por isso alerta que ser fiador de alguém é uma tolice.
Nos versículos de 6 ao 11 Este trecho alerta contra a armadilha da preguiça. O preguiçoso é refém do lazer. Tudo que ele precisa para sobreviver pode ser aprendido com a formiga, uma criatura humilde que se ocupa em armazenar comida no verão para enfrentar o inverno que virá. Por outro lado, o preguiçoso é viciado em dormir e perdeu todo o interesse em trabalhar.
Nos versos 12 ao15 relata que o perverso é criador de casos. Diferentemente do preguiçoso ele se ocupa até demais, mas planejando coisas erradas. Ele se alegra em semear a intriga. Não tem caráter e por isso a desgraça cairá de repente sobre eles e não poderão escapar.
Nos versos 16 ao 19 Descrevem as sete coisas que o Senhor detesta, ou seja, seis coisas o senhor aborrece e uma, a ultima ele abomina. São elas:
1 - Olho altivo (olhar com desprezo);
2 - Língua mentirosa (mentir);
3 - Mãos que derramam sangue inocente (violência e assassinato);
4 - O coração que maquina planos perversos (uma mente que só pensa em fazer maldade);
5 - Pés que se apressam para fazer o mal (o que não resiste o pecado);
6 - A testemunha falsa que respira mentira (mentira planejada para prejudicar alguém);
7 - O que semeia contenda entre os irmãos (fofoca, disse me disse, leva e traz).
Segundo na palavra de Deus neste capitulo que esse ultimo pecado Deus abomina, pois acredito eu que o inicio do pecado no universo começou com Lúcifer semeando a contenta entre os anjos no céu.
Nos versículos 20 ao 35 volta ao tema do adultério, o qual foi tratado no capitulo 6. Salomão exorta a seguir os conselhos dos pais, ou seja, a instrução materna deve estar atada ao coração.
E elas os livrarão da mulher imoral a qual traz uma terrível devastação na vida de um homem. Para os antigos israelitas, fidelidade conjugal era sinal de fidelidade à Deus e Jogar fora o compromisso com sua companheira da vida inteira é loucura.

Que o amor e a paz de Cristo esteja sempre conosco sempre!
Pra. Marla Fernandes






Nenhum comentário:

Postar um comentário