pagina

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Efésios 4:30

E não entristeceis o Espírito Santo de Deus, no qual está selado para o dia da redenção.
 
Neste verso citado em Efésios, vemos que o verbo usado aqui demonstra que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma energia, ou força ativa, ou sentimento, porquanto somente uma pessoa pode se entristecer.
E como podemos entristecer o Espírito Santo?
Com nossas palavra e atitudes. São nossas palavras e atitudes que podem alegrar ou entristecer o Espírito Santo que vive em nós por causa de Cristo.
Quando reconhecemos a Cristo como nosso senhor e salvador Deus nos da o Espírito Santo. O Espírito Santo qual habita em nos é sensível, temos que tratar o próximo com amor, com carinho, cm afeto e dignidade isso honra e a alegra o Espírito Santo. E fazer o contrário a isso entristece o Espírito Santo de Deus.
Vimos no mesmo verso que já estamos selados, ou seja, temos garantia eterna de que somos novas criações e que já estamos separados para habitarmos o novo mundo ao qual Cristo virá nos buscar para morar.

Vamos entender a ideia de selados (selo). 
1º) Quando pegamos uma carta e ela é selada estamos dizendo que somente o destinatário tem autoridade legal pra abrir a carta porque ela fora selada ao destinatário, isto significa que quando Deus nos deu Espírito Santo Ele quis dizer que somos Dele, que somos propriedade Dele e ninguém pode violar esse lacre.
Quando Paulo relata que estamos selados para o dia da salvação, para o dia da glorificação é porque haverá um dia em que Jesus voltará e se estivermos vivos seremos transformados e arrebatados pra encontrar o senhor nos ares e esse selo será pra esse dia, fomos selados pra esse dia não tem como roubarem a nossa salvação.
Por isso é necessário evitar entristecer o Espírito Santo para não perdemos esse selo. Não façamos com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca da promessa de Deus posta em nós a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus nos libertará, será uma libertação completa e final em que ficaremos livres da presença e do poder do pecado.
2º) selo também que dizer direito de propriedade. Éfeso era uma cidade portuária tinha muito comercio de madeira, as pessoas iam comprar as madeira e deixava seu selo nas toras indicando que a tora tinha um proprietário pra depois alguém ir lá e resgatar a madeira. Isso significa que quando Deus nos comprou Ele colocou em nossas vidas o selo do Espírito Santo, ou seja, somos propriedade exclusiva de Deus, portanto nem o diabo, nem o mundo, podem arrancar-nos das mãos de Deus. Ou seja temos a plena certeza da vida eterna, se continuarmos em Cristo.

Fique com a paz do Senhor Jesus!
Pra. Marla Taísa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário