pagina

segunda-feira, 3 de abril de 2023

1 Samuel 15:22

Samuel, porém, respondeu: 'Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
 
Quando Deus ordenou que Saul resolvesse contas com alguns inimigos antigos, os amalequitas, Saul obedeceu parcialmente. Como resultado, Deus o rejeitou como rei. O rei Saul esqueceu que Deus que o havia dado o reino poderia facilmente retirá-lo.
É aí que o benjamita perde a coroa: quis perverter a ordem de Deus, ou adaptá-la conforme a sua vontade. Como poderia o líder do povo de Deus não seguir à risca a vontade desse Deus?
A partir daí, o Senhor fala a Samuel que havia se arrependido de ter posto Saul como rei. Deus não rejeitou Saul, mas seu ministério, seu reinado. Desobediência era (e é) inadmissível para aqueles que realmente querem servir a Deus e estar sob Sua proteção.
O rei Saul cometeu o pecado de desobediência e orgulho. A decisão de Saul de desobedecer foi influenciada por seu desejo de agradar aos outros em vez de ao Senhor porque ele temia os juízos dos homens.
Mesmo sendo ungido, escolhido para reinar, Saul não foi poupado da ira do Senhor. Isso revela que, para Deus, não existe maior nem menor. Não interessa se é rei ou mendigo, todos são abençoados e também DISCIPLINADOS conforme o querer DELE.
Deus olha para o coração. Deus vê coisas que não vemos. E Deus já podia ver que o coração de Saul se afastava.
Como o profeta Samuel disse a Saul: "Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei" (1 Samuel 15:23).
Às vezes, as pessoas que pecam descaradamente pensam que podem compensar a Deus de alguma forma. Saul pensou que pegando as melhores ovelhas, melhores bezerros e carneiros para sacrifício estaria compensando a Deus, mas na verdade desagradou a Deus e teve sua consequência diante desse ato.
Samuel não estava dizendo que Deus não queria mais sacrifício, ele estava dizendo que de nada adiantava oferecer sacrifícios quando não havia obediência a Deus.
Não se trata de obedecer a Deus sempre que acharmos fácil, conveniente ou popular. Jesus disse: "Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno" (João 15:14).
Deus quer que lhe obedeçamos. Ele está mais interessado em nossas ações do que em nossas palavras.
Saul então perdeu sua coroa, seu trono, seu palácio e seu exército, até mesmo seu bravo filho foi morto.
Toda desobediência tem sua consequência.
 
Que a paz e o amor de Cristo esteja sempre conosco
Pra. Marla Taisa Silva
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário