pagina

sábado, 22 de abril de 2023

Gálatas 5:22-23

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
 
Quero dar ênfase sobre o fruto do Espírito “domínio próprio”. Domínio próprio é saber se controlar seja lá qual for à situação. Isso é muito importante porque nem todos os nossos impulsos são bons. Quem vive apenas para satisfazer seus prazeres, sem se preocupar com as consequências, acaba caindo no pecado.
Deus nos ajuda a ter autocontrole. Não vivemos mais para o pecado. Agora vivemos para agradar a Deus, para fazer o bem. Ter domínio próprio e temperança traz liberdade para fazer o que é certo.
O nosso temperamento, as nossas ações e reações precisam ser controlados pelo Espirito Santo, vemos que um dos frutos do Espirito Santo é o domínio próprio e com isso o nosso domínio próprio precisa ser controlado pelo Espírito Santo. Portanto se estamos perdendo o domínio próprio é porque está existindo a falte do controle do Espírito Santo em nossas vidas, em nossas palavras, em nossas ações e nossas reações, é necessário cultivar um relacionamento com Deus para que o Espírito Santo de Deus possa dominar nossas línguas, nossas ações e reações. A bíblia ensina como lidar com isso. Quando conseguimos ter esse relacionamento com Deus há mudança em nosso comportamento, atitude, decisões. Podemos notar que estamos em uma época que a humanidade está perdendo esse fruto do Espírito. Deus é um Deus que muda a nossa vida em todas as áreas dela.
Se for violento Deus muda para um manso, se for destemperada Ele muda para uma pessoa que tenha autocontrole, se for uma pessoa sem controle com o álcool Ele muda para uma que passar ter controle sobre o álcool, se for uma pessoa que tem descontrole emocional Ele muda para uma pessoa totalmente equilibrada emocionalmente, se for uma pessoa que não tem domínio na vida sexual e vive uma vida promiscua Ele muda para uma que tenha domínio no sexo, se for uma pessoa que não tem controle com a glutonaria Ele a faz ter esse autocontrole sobre a comida, se for uma pessoa sem controle com o vício Ele muda para uma que passar ter controle sobre o vício, quando uma pessoa não tem domínio quando outra a trata mal, Deus te da esse domínio sobre a situação, e assim por diante. Domínio próprio não tem haver somente com domínio da ação, mas, sobretudo domínio da reação. Precisamos exercer esse fruto do Espírito, exercer domínio próprio em qualquer situação em nossas vidas.
É importante ter a consciência de que quando perdemos o domínio próprio é necessário exercemos a humildade de pedir perdão e quando falhamos com nós mesmos precisamos de fato nos arrepender regatar o domínio próprio e mudarmos a conduta.
Quando reconhecemos que fomos explosivo cm alguém dentro de casa ou fora dela, precisamos ter a humildade não só de reconhecer o erro como também de pedir perdão. Porque a confissão precisa ser contemplada dentro do ambiente do erro cometido.
Ex.: Se eu cometi um pecado contra Deus, eu tenho que pedir perdão só para Deus, ou seja, se passou um pensamento impuro em minha mente eu tenho que pedir perdão só para Deus eu não preciso confessar para outra pessoa, eu preciso confessar somente para Deus e pedir perdão a Ele. Mas se eu agredi meu irmão com palavras não basta só pedir perdão para Deus é preciso pedir pro meu irmão que eu ofendi.
É necessário estarmos em Deus para podermos ter domínio próprio e resgatarmos um ambiente saudável em nossas vidas. Então vemos que tudo é uma questão de relacionamento com Deus.
Amém!

 Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós.

Pra. Marla Taisa Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário