pagina

terça-feira, 18 de abril de 2023

Salmo 51:1-3, 10

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim...

...Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
 
 
Vemos aqui nesses versos, ou melhor, em todo o salmo 51 Davi confessando seu pecado, suplicando o perdão de Deus e no verso 10 ele roga a Deus que lhe renove um espírito reto. Davi pecou gravemente e sentiu no corpo e no espírito o peso da sua culpa, ele então confessa seu pecado e pede o perdão de Deus.
Vemos aqui que o pecado é comparado como uma mancha, uma impureza e uma sujeira que so Deus pode tirar. É importante ressaltarmos que qualquer que seja o pecado cometido ele sempre ofende a Deus e quebra o relacionamento da pessoa com Deus, por isso é necessário o arrependimento e a confissão do mesmo.
A oração de Davi, depois do maior erro de sua vida, ilustra a natureza da verdadeira tristeza pelo pecado. Seu arrependimento foi sincero e profundo. Ele não fez nenhum empenho por atenuar a culpa. Não foi o desejo de escapar ao juízo que lhe inspirou a oração. Davi reconheceu a enormidade de sua transgressão, viu a contaminação de seu ser e sentiu nojo do pecado. Não suplicava unicamente o perdão, mas também um coração puro. Desejava a alegria da santidade e estar, mais uma vez, em harmonia com Deus.
Davi sabia que só Deus poderia perdoar pecados, por isso foi direto ao criador. Nenhum ser humano tem o poder de perdoar pecados. O ensino de que algum ser humano tem poder de perdoar pecados não está em harmonia com a Bíblia. Nenhuma ação humana é capaz de conseguir o perdão. Somente Deus, em Jesus Cristo, pode perdoar nossos pecados. Por isso, devemos nos aproximar Dele com o coração verdadeiramente arrependido.
O arrependimento é a primeira condição para o perdão. Contudo, muitos não vão a Cristo porque ainda não se sentem arrependidos. O arrependimento não é produzido por um exercício mental, mas somente quando se permite a atuação do Espírito Santo no coração, nos convencendo dos erros e da necessidade de mudança. Assim como não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos nos arrepender sem que o Espírito Santo nos convença do pecado. Portanto, precisamos do verdadeiro arrependimento, que é uma obra divina no coração.
Uma vez arrependidos, devemos apresentar a Deus nossa confissão de modo claro e específico. Se fizermos isso, seremos lavados por Jesus, e Seu sangue nos purificará de toda injustiça. Somente Ele pode realizar essa obra. Cristo derramou Seu sangue precioso para nos purificar, porque não pode haver remissão de pecados sem derramamento de sangue (Hebreus 9:22).
 
Que a paz e o amor de Deus esteja sempre conosco.
Pra. Marla Taisa Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário