pagina

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Romanos 12:1

 Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (espiritual).

Segundo o apóstolo Paulo, a fé sincera e verdadeira em Jesus Cristo manifesta-se na obediência amorosa e dedicada a sua palavra. Jesus foi o ultimo e suficiente sacrifício, ou seja não existe mais sacrifício de animais, derramamento de sangue como remissão de pecado, Jesus já derramou seu preciso sangue na cruz para remissão de nossos pecados e pagou toda divida do pecado humano, concedendo aos cristãos todo acesso a presença do pai celestial.
De Cristo em diante, os sacrifícios passaram a ser prestados no templo do corpo humano, no santos dos santos do coração, onde habita o Espírito Santo. É necessário apresentarmos nós mesmos como sacrifício vivo a Deus e não mais mortes de animais. Como é esse sacrifício vivo? Uma nova vida em Cristo, vida santa dedicada a Deus e sua vontade. Precisamos nos submeter a vontade de Deus. Para ofereceremos o nosso corpo em santidade a Deus. Devemos separá-lo deste mundo e das coisas pecaminosas deste mundo. Devemos considerar todo o nosso corpo e capacidades como sendo exclusivamente para o Senhor.
Ser separado para Deus significa que tudo aquilo que me afasta de Deus deve ser arrancado. Não importa o que seja. Este é o nosso sacrifício e ele deve ser agradável a Deus.
Não podemos viver na graça de Deus combinando com o pecado. Queremos agradar o espírito e a carne ao mesmo tempo. Por isso o apóstolo Paulo disse nessa passagem para os cristãos, que é necessário apresentarmos a Cristo o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Ou seja, não podemos satisfazer a nossa carne, nossas vontades, nossos desejos, precisamos apresentar a Cristo como sacrifício vivo, santo e agradável com um culto racional e não emotivo, mas um culto inteligente. Tem que haver morte da carne como sacrifício.
O presente pode ser doloroso mas o futuro é glorioso.
O que é, então, o nosso culto racional? Uma vez que entendemos o que Deus tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. Quando somos gratos e obedecemos a Deus de coração, oferecemos culto racional a Ele. Prestamos a Ele uma adoração sincera e oferecida de boa vontade. Não seria por obrigação devido o que Ele fez por nós, mas por gratidão pelo que Ele fez por nós. Quando de fato entendemos tudo que Deus é e fez por nós, nossa resposta deve ser uma vida dedicada a Ele. Uma vez que Ele nos fez para adorá-lo e espírito e em verdade. Portanto culto racional ou espiritual significa adoração consciente com amor e também com entendimento, uma adoração que vem de nossa vontade e nosso entendimento. Não podemos adorar a Deus como uma exigência Dele que precisamos cumprir par ir para o céu ou para não sermos punidos, isso é uma adoração sem significado que não reflete uma verdadeira mudança de coração.
Não tenhamos aqui a ideia de “culto” dentro de uma igreja somente, mas a vida como um todo sendo um culto. Cristo apresentou-se diante de Deus como Servo consagrado para se sacrificar por nós.
 

Que o amor e a paz de Cristo estejam sempre conosco!

Pra. Marla Taisa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário