pagina

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Tiago 1:13-14

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

Existe uma certa sinonímia entre estes termos tribulação, provação e tentação, mesmo nos textos bíblicos. E muitos confundem vejam a diferença entre eles:
A Tentação é de origem satânica (Mateus 4:1). É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados. A tentação é o início do processo que leva à morte, ela começam em nossa mente, através da cobiça... se perdermos a batalha na mente, o passo seguinte será a imaginação, a sedução e o engano. Do engano surge a decisão e, finalmente, após, vem a ação. Uma vez consumada a ação (em palavras, atos, pensamentos ou reações) vem a morte (ou separação de Deus). Concluindo tentação  vem do diabo para nos derrubar.
A Provação é de origem divina (Gênesis 22:1-12). A provação visa fortalecer a pessoa e não derrubá-la (Hebreus 11:8-10). Através da provação somos aperfeiçoados, somos aprovados por Deus. Deus permite certas coisas em nossa vida para provar a nossa fidelidade e nos fortalecer ainda mais (quando o ouro passa pelo fogo, ele é depurado). Os aprovados receberão galardão (Tiago 1:12). Concluindo provação vem de deus para nos levantar.
A Tribulação é o período de adversidade ou dificuldade que nos advém sem que estejamos esperando por ela. Pode ser uma contrariedade, sofrimento, aflição ou até tormento. Não vem como consequência do pecado, ou por causa de brechas. A tribulação reflete nas relações familiares, nas relações externas, no cotidiano das pessoas, alterando os comportamentos e mexendo com as emoções. Nos dá uma oportunidade de reconhecer como realmente somos, e de poder levar ao Senhor Jesus as situações internas. São nestes momentos que podemos confiar no Senhor como o nosso refúgio bem presente em todas as tribulações. Concluindo
tribulação vem das circunstâncias da vida e serve para fortalecer o nosso caráter.
Voltando ao texto bíblico, vemos que nessa passagem de Tiago, Deus deixa bem claro que somos atraídos e fisgados pelos nossos próprios maus desejos e que Ele não tenta ninguém como muitos dizem, como já vimos acima a tentação é de origem satânica. Deus não tenta ninguém pois é contra  a natureza de Deus praticar o mal e nunca tenta ninguém a praticá-lo. Mas a tentação é a fascinação dos próprios pensamentos e desejos maus do homem. É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados. O diabo aproveita desse impulso e investe pesado.
É de suma importância ressaltar que não pense que ao entregarmos nossas vidas pra Cristo estaremos livres das tentações, ao contrário as tentações vem justamente quando estamos firmes com Cristo e só conseguimos vencê-las com Ele, sozinhos não conseguimos.
Finalizo com o conselho de Jesus: orai para não cair em tentação. Esse é o segredo pra uma vida de santificação, a qual vencemos as tentações.

Deus abençoe.

Pra. Marla Taísa

Nenhum comentário:

Postar um comentário