pagina

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resumo do capitulo 1 do livro de Aos Romanos


Nos versos de 1 ao 7 relata a introdução a uma saudação feito pelo apóstolo Paulo ao romanos. Ela inicia dizendo que ele é Paulo e que é servo de Cristo e que fora chamado por Ele para anunciar o evangelho de Deus. Relata também que entre as pessoas escolhidas estão os romanos a quem Deus tem chamado para pertencerem a Jesus Cristo e se tornarem povo de Deus.
Nos versos 8 ao 17 o apóstolo Paulo faz uma oração e ressalta que pretende visitá-los à tempos e que agora finalmente o dia estava chegando. Sendo que o motivo da visita seria para levar através de sua autoridade apostólica as boas novas do evangelho de Cristo e repartir as bênçãos espirituais para fortalecê-los. No verso 16 o apostolo Paulo ressalta que ele não se envergonha do evangelho de Cristo, é como se ele estivesse dizendo “eu confio plenamente no evangelho, não tem porque me envergonhar dele, pois é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, tanto judeus quanto aos não judeus. Aqueles que crêem no evangelho, ou seja, que crêem no nome de Jesus, estes recebem poder para salvação. Estes são feitos (criados) novamente na condição de filhos de Deus. Não há qualquer impedimento para a salvação daqueles que crêem. Deus transforma tanto gregos como judeus em seus filhos através do poder que o evangelho de Cristo contém.
Nos versos 18 ao 32 O apostolo Paulo relata a ira de Deus contra o pecado, mostra claramente que Deus é justo quando castiga as pessoas, pois mesmo Ele tendo revelado a sua presença e o seu poder divino em tudo o que criou a natureza humana ainda pratica o que é abominável a Deus, com isso da a entende que eles não creram em Cristo. Com isso do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas, elas são castigadas porque elas conhecem a Deus e sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória devida, pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são tolos, em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos ou animais. No verso 25 é bem claro ao dizer que o homem trocou a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a criatura antes que o Criador, que é bendito para sempre. Esta é a razão pela qual Deus os abandonou, deixando-os cometer todas essas ações pecaminosas. O apostolo Paulo é bem enfático ao relatar o pecado do homossexualismo masculino ou feminino nos versos 26 e 27, como algo infame por ser contraria a natureza, ou seja, é um pecado que Deus abomina.
O apostolo Paulo finaliza esse capitulo dizendo: Assim como eles rejeitaram a Deus, Deus os deixou fazer tudo quanto suas mentes malignas poderiam imaginar. Suas vidas ficaram cheias de toda espécie de maldade e pecado, ganância e ódio, inveja, assassínio, brigas, mentira, amargura e mexericos. Falam mal uns dos outros mentindo, cheios de ódio contra Deus, insolentes, fanfarrões orgulhosos, pensando sempre em novas maneiras de pecar, e sendo continuamente desobedientes a seus pais, quebravam suas promessas e tornaram-se criaturas sem coração, sem nenhuma compaixão. Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, encorajando outros também para que agissem do mesmo modo.
Amados Deus nos deixou entregues aos nossos desejos, Ele é bem claro ao dizer que abomina o pecado, porém não nos proíbe de nada, mas Ele também não nos livra das conseqüências dos pecados, este é o preço da liberdade, e teremos que prestar contas a Deus das escolhas que fizermos (Pv 14:12). Amém?

Deus vos abençoe muitíssimo,

Pra. Marla Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário