pagina

quinta-feira, 5 de março de 2020

Resumo do capitulo 16 do livro de Aos Romanos


Paulo aqui neste capitulo manda saudações aos cristãos de Roma citando 26 pessoas, sendo que sete delas são mulheres, algumas das quais ocupavam posição de destaque na comunidade cristã. Paulo fala com carinho de cada, e termina dizendo que cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão, ou seja, santo ósculo. Esse beijo, dado na bochecha, foi praticado pela Igreja primitiva como um símbolo do amor e da unidade entre os antigos cristãos. E antes de terminar a carta Paulo pede que eles se conservem distantes daqueles que causam dissensões, ou seja, divisões e estão perturbando a fé que o povo tem, ensinando sobre Cristo coisas que são contrárias aos ensinos que eles receberam. Relatando que aqueles mestres não trabalhavam para o Senhor Jesus, mas tão somente desejavam proveito para si próprios. Eram bons oradores, e gente de mente simples estavam sendo enganadas por eles muitas e muitas vezes. Ele pede que permaneçam sempre muito seguros a respeito do que é correto, e vivam livres de qualquer erro e que o Deus de paz dentro de pouco tempo esmagaria Satanás debaixo dos pés deles. A discussão e a dissensão são as causas das rivalidades que, eventualmente, conduzem às divisões em uma igreja (Rm 13.13; Gl 5.20). Tal dissensão causa escândalos, ou seja, torna-se uma armadilha. É o mesmo que colocar tropeço no caminho alheio. Os contenciosos, as pessoas que gostam de fomentar divisões, podem fazer os outros tropeçarem e por causa disso eles devem ser evitados. Paulo ensina esse tipo de disciplina como necessária à Igreja em outras de suas cartas (1 Co 5:9-13; 2 Ts 3.6; 2 Tm 3.5; Tt 3.10). A motivação dos que promoviam dissensões estava errada. Eles não estavam servindo a nosso Senhor Jesus Cristo. Eles estavam servindo ao seu próprio ventre, não por serem sensuais, mas por serem egoístas. Eles estavam caminhando em conformidade com a carne (Rm 8.4,5). Além disso, os seus métodos eram enganosos. As pessoas que motivam dissensões e divisões destroem a paz e a unidade da Igreja. Mas Deus, a fonte da paz, esmagará todas essas obras de Satanás através da sabedoria e da obediência dos cristãos. Paulo finaliza esse capitulo louvando ao Senhor. Deus usou o evangelho e a pregação de Jesus Cristo para confirmar os cristãos romanos. Paulo fala da sua mensagem como um segredo, ou mistério, porque o plano de salvação divina estava, no princípio, oculto, mas agora estava sendo revelado. O mistério revelado é que a Igreja será constituída por judeus e gentios, ambos unidos em um só corpo, o corpo de Cristo (Ef 3.1-13). Paulo conclui sua fala dizendo: “Eu os entrego a Deus, Aquele que é capaz de fazê-los fortes e firmes no Senhor”.
Deus ordenou nas Escrituras que o evangelho do reino seja pregado a todas as nações, a fim de que todas as pessoas possam obedecer à Sua ordem de crer. Ele, em sua sabedoria, salva aqueles que, ao ouvirem a pregação da Sua Palavra, a Bíblia, especialmente o evangelho, confiem em Jesus Cristo para todo o sempre. Amém?

Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário