pagina

quinta-feira, 5 de março de 2020

Resumo do capitulo 4 do livro de Aos Romanos


Este capítulo é central para a afirmação de que a justificação ocorre apenas pela graça de Deus, mediante a fé. Os versículos 1 a 8 demonstram que a justificação é um presente, não algo que se obtém pela realização de obras. Os versículos 9 a 12 afirmam que Abraão estava justificado antes mesmo de ter sido circuncidado, ele já tinha sido aceito por Deus antes da circuncisão, o que implica em dizer que a circuncisão não é o fundamento da justificação. Abrão creu em Deus e por isso Deus o aceitou. Os versículos 13 a 17 provam que a justificação existe desde a época de Abraão; ou seja, centenas de anos antes da Lei de Moisés, já havia justificação. Logo é impossível que a justificação esteja baseada na Lei. Portanto, é pela fé que as bênçãos, as promessas de Deus, são concedidas a nós, como presente, de graça; Ela não é somente para os que obedecem à lei, mas também para os que crêem em Deus como Abraão creu. Paulo conclui que as promessas de Deus feitas a Abraão estavam fundamentadas apenas na fé. Assim, fica estabelecido que a salvação só é possível pela graça, ou seja, pelo favor de Deus. Já que a promessa não se baseia na observância de qualquer lei ou na execução de qualquer ritual, como, por exemplo, a circuncisão, Abraão é o precursor de todos os que crêem, ou seja, ele se tornou o pai de muitas nações e com isso tornou nosso pai espiritual. Os versículos 18 e 25 resumem o argumento de Paulo, concluindo que Abraão foi justificado pela fé e não pelas obras. Quando Abraão estava fisicamente impossibilitado e sem qualquer esperança de ter um filho, ele baseou sua esperança nas alternativas provenientes das promessas que recebera de Deus. Ele creu que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas dos céus, porque o Senhor Deus todo-poderoso havia prometido. A fé de Abraão foi imputada a ele como justiça. Deus teve a fé de Abraão registrada na Bíblia não para imortalizá-lo, mas para que ele fosse um modelo para os outros. A fé de Abraão é um modelo porque ele creu em um Deus que pode ressuscitar mortos. Nós seguimos o exemplo de Abraão quando exercitamos nossa fé; quando cremos que o Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos também nos concederá vida eterna. Paulo finaliza esse capitulo dizendo: Agora, esta declaração magnífica que ele foi aceito e aprovado mediante a sua fé - não foi somente para beneficio de Abraão. Ela foi também para nós, assegurando-nos de que Deus nos aceitará do mesmo modo como aceitou Abraão. Quando crermos nas promessas de Deus, que trouxe Cristo Jesus, nosso Senhor, de volta à vida. Ele morreu por nossos pecados, e voltou à vida a fim de nos fazer retos para com Deus, enchendo-nos com a justiça divina.
Portanto desde Abraão ate os dias de hoje a pessoa é aceita por Deus por causa da fé, a promessa de Deus depende da fé e não da obediência. Amém?

Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário