pagina

quinta-feira, 5 de março de 2020

Resumo do capitulo 6 do livro de Aos Romanos


Nos versos de 1 a 14 Paulo inicia com uma pergunta com intuito de esclarecer de uma vez a cerca da pratica do pecado, uma vez que onde abunda o pecado superabunda a graça. Ele pergunta: Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? Em seguida responde: De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Paulo relata que Como cristãos, nós morremos para o pecado quando nos identificamos com Cristo pela fé. Assim, fomos libertos do domínio do pecado para viver uma vida de obediência a Deus Esse novo início deveria se tornar uma realidade contínua em nossa vida. Um cristão que permanece no pecado está negando a sua própria identidade em Cristo. Paulo usa a experiência do batismo(v 3), comum a todos os cristãos, como um tipo que deve ser identificado com a experiência que tivemos com Jesus Cristo. O batismo nas águas é um símbolo da união espiritual de Cristo com o cristão. Quando alguém confia em Cristo, une-se a Jesus Cristo; isso inclui unir-se com Ele em Sua morte. A morte de Jesus toma-se a nossa morte. O batismo cristão torna vívidas essas realidades espirituais. Paulo fala que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado. O velho homem é uma referência a uma parte de nós, a saber, nossa velha natureza que está vinculada à natureza pecaminosa de Adão; ou seja, nossa disposição para o pecado. Uma vez que o velho homem foi crucificado com Cristo ele não é a mesma pessoa de antes de sua conversão; ele é uma nova criatura em Cristo com isso já não está escravizado à velha natureza pecadora. Sendo assim justificado do pecado, já não tem nenhuma imposição que o leve a pecar. Paulo diz que Cristo ressuscitou dentre os mortos e nunca mais morrerá de novo. A morte não tem mais poder algum sobre Ele. Ele morreu de uma vez por todas, a fim de acabar com o poder do pecado, mas agora vive para sempre em contínua comunhão com Deus. Portanto, considerem a velha natureza de vocês como se estivesse morta e surda para o pecado, enquanto vocês, por outro lado, estão vivos para Deus, atentos a Ele, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.  Paulo finaliza nos advertindo, pois ainda que o crente em Cristo tenha morrido para o pecado, a influência do pecado ainda está presente e pode ser expresso no corpo mortal, com isso ele aconselha para não deixarmos nunca mais que o pecado controle nosso corpo fraco; e não cedamos aos nossos desejos pecaminosos. Não deixemos que nenhuma parte de nossos corpos seja instrumento do mal, usada para pecar. Antes nos entreguemos inteiramente a Deus, o corpo todo, pois que voltamos da morte e desejamos ser instrumentos nas mãos de Deus, usados para seus bons propósitos e o pecado não nos dominará, pois não somos  mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus.
Nos versos 15 ao 23 Aqui vemos o inicio parecido com o verso 1, Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? Ou seja, já que não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça, e considerando que a graça cancela o pecado, por que não continuamos a pecar?
Enquanto que no verso 1, o assunto era se os cristãos devem pecar para que a graça possa ser mais abundante. Aqui, no versículo 15, o assunto é se os cristãos devem pecar porque não estão debaixo do sistema legal mosaico. Ele então responde: De modo nenhum! Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
A analogia entre a escravidão e a vida cristã é limitada, porque os cristãos são filhos de Deus (Rm 8.15,16). Uma vez libertos do pecado e tendo se tornado escravos da justiça (v. 18), os cristãos deveriam servir à justiça da mesma forma que outrora serviram ao pecado antes de crerem em Cristo. O resultado será a santificação
Paulo finaliza dizendo que o salário do pecado é a morte, que o pecado tem como recompensa a morte, mas Deus concede gratuitamente o dom da vida eterna. Assim, nós aprendemos a partir da Bíblia que a vida eterna está diretamente relacionada a Jesus Cristo. Por meio da fé e da obediência, os cristãos podem desfrutar completamente o dom gratuito de Deus, a vida eterna.


Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário