pagina

quinta-feira, 19 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 13.


O salmo de numero 13 faz parte do livro 1. Esse salmo é de autoria de Davi. O assunto deste salmo é quase o mesmo que o anterior. Davi, afligido, não só com o sofrimento mais profundo, mas também sentindo-se, por assim dizer, dominado por uma longa sucessão de calamidades e aflições multiplicadas, implora a ajuda e o socorro de Deus. O Salmo 13 é um salmo de lamentação, um clamor emocionado ao Senhor para que mande ajuda. O salmista está enfrentando grande dor e aflição. Sua alma angustiada quer saber de Deus, até quando sofrerá. A resposta do Senhor trará a alma aflita, conforto. Ele está inquieto e perturbado, mas entende que a resposta de Deus pode resolver isso.
O salmo possui três partes:
(1) lamentação pelos abandonados (v. 1,2);
(2) pedido de ajuda (v. 3,4);
(3) confissão e voto de adoração (v. 5,6).

Nos versos 01 e 02 Davi exclama “até quando?” quatro vezes em dois versículos. O Senhor permite a Davi desabafar sua angústia diante dele. Mas, ao terminar Davi a oração, o Senhor já lhe deu uma perspectiva correta da situação. A única opção do salmista é, portanto, confiar na misericórdia suprema do seu Deus amado. Aprendemos aqui que podemos perguntar a Deus: “Por que estou passando por isso?”, “Ou até quando isso durará?”. Eu aprendo com a Bíblia, que Deus é meu Pai e amigo. Aprendo que posso conversar abertamente com Ele, sobre qualquer coisa. É isso que o salmista faz, ele pergunta. Quer saber por que e por quanto tempo será provado. Essa não é uma atitude de rebeldia, desde que seja feita com o propósito de receber de Deus alívio e conforto.

Nos versos 03 e 04 A expressão ilumina os meus olhos, significa que olhos brilhantes são sinal de força e saúde. Davi pede a Deus força novamente para que ele não morra e seus inimigos não venham cantar vitória sobre ele e seu Deus. Pois a alegria dos inimigos seria intolerável, pois seria uma alegria contra Deus.

Nos versos 05 e 06 Eis aqui a virada do salmo. O tom do salmo muda rapidamente de desespero para esperança. Neste versículo, Davi se lembra de seu compromisso de confiar completamente em Deus. O termo benignidade descreve o amor fiel de Deus, Sua fidelidade ao Seu comprometimento de cuidar de Seu povo. Cantarei ao Senhor, é o voto do salmista de adorar a Deus porque o senhor o tem feito coisas boas para com ele. Certo de que Deus o libertará, Davi decide comunicar ao povo como ele se sente, eis aí a essência do louvor.

Aprendemos com esse salmo que assim como Davi às vezes nos encontramos cansados de tanto esperar e ficamos com o coração aflito e fazemos muitas perguntas porque muitas vezes temos um problemão que insiste em permanecer em nós ou em nossa casa, às vezes na nossa própria vida, às vezes nas vidas daqueles que são muito próximos a nós, por anos a fio. Parece até que nunca terá solução e quanto mais mexemos no problema, mais parece o mesmo se agravar. Porem o segredo é não desistir, é orar e confiar, uma vez que conhecemos o nosso Deus e o seu poder certamente Ele irá cuidar de nós e nos responderá. Davi encerra o Salmos 13, dizendo ao Senhor que independente do tempo da provação, ele confia no Senhor. Confia em seu amor! E é dessa forma que temos que proceder. Confie no Senhor!


Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário