pagina

sexta-feira, 20 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 14.


O salmo de numero 14 faz parte do livro 1. O Salmo 14, bastante próximo do Salmo 53, é um salmo de sabedoria, atribuído a Davi. Fala da leviandade de se viver como se Deus não existisse. Esse Salmo apresenta um quadro bem resumido de decadência moral generalizada num mundo ímpio, com a certeza de que Deus está com o justo.
O salmo apresenta três momentos:
(1) uma descrição de como o mal é insidioso (v. 1-3);
(2) a afirmativa de que o juízo final virá (v. 4-6);
(3) uma prece pelo reino de Deus (v. 7).

No verso 1, A palavra néscio não se refere a incapacidade mental, mas, sim, a insensibilidade moral e espiritual. O néscio devido a falta de sabedoria e de maturidade espiritual diz em seu coração: não há Deus. O resultado dessa idéia errada é a perda da moral, por isso tem se corrompido e deixado de praticar o bem, e com isso praticando o mal. A expressão não há Deus sugere o ateísmo prático, a visão de que, se existe um Deus, isso não importa na vida da pessoa. O ceticismo ameaça a eternidade de muitas pessoas. Algumas pessoas categoricamente negam a existência de Deus, enquanto outras não afirmam crença em Deus ou expressam suas dúvidas sobre o assunto. O insensato pode professar crer em Deus com propósito social e comercial, mas “em seu coração”, não há lugar para essa crença. Podem professar crer em Deus, mas em seu coração, seu verdadeiro eu, ele é praticamente ateu, agindo como se Deus não existisse. A palavra hebraica para corrompido contém a idéia de leite azedado. Quem para de acreditar em Deus acaba por azedar: degenerou e irá fazer mal. Davi disse que negar Deus é insensato, ou seja, tolice!

Nos versos 02 e 03 , o salmista diz que  lá do céu o Senhor Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo, se existe uma só pessoa que o adore e  que deseje comunhão com Ele. Mas todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há mais ninguém que faça o bem. Quando Davi disse que o Senhor olhou do céu, aqui revela a onisciência de Deus, o fato de que Deus sabe de tudo. O pecado se alastrou e Deus não enxerga justiça na Terra. Não é que todo indivíduo seja tão mau quanto poderia conseguir ser, mas que o pecado existe em toda pessoa (Rm 3). Em sua essência, toda a humanidade é má e pecadora. Não importa o quando façamos ou consigamos comparado aos outros, nenhum de nós pode se orgulhar de sua retidão e bondade quando comparado ao padrão de Deus. Deus não apenas espera que obedeçamos às suas orientações, mas quer que O amemos de todo o coração. Ninguém, exceto Jesus, conseguiu fazer isso perfeitamente. Porque todos caímos, todos devemos retornar a Cristo para que nos salve. Como ninguém é perfeito, devemos todos pedir perdão a Deus.

Nos versos 04 e 05 esses versículos relatam que os perversos não têm conhecimento da verdade de Deus. Embora as pessoas possam ser brilhantes em suas áreas humanas de conhecimento, ainda assim podem ser insensíveis à moralidade e espiritualmente cegas às questões que têm conseqüências eternas. Meu povo refere-se àqueles que são fiéis a Deus. Deus libertou pessoas da prisão da perversidade, é este o Seu povo. A expressão, ali se acharam em grande pavor, será quando Deus Se levantar como juiz, o pavor se apoderará deles, essa expressão alude ao juízo final. Deus está entre os justos, ou seja, ele atua, opera, intercede, entre eles.

Nos versos 06 e 07 Davi usa a expressão o Senhor é o seu refúgio para descrever as várias formas pelas quais Deus protege o Seu povo da tempestade do mal. Mesmo que os maus venham fazer com que fracassem as esperanças dos necessitados, não irão prevalecer pois, estes são protegidos pelo Senhor. O Senhor é a proteção dos pobres e humildes. Davi demonstrou sua confiança em Deus. Ele não seria movido pelo ceticismo dos ateus, nem pela força dos opressores. Ele acreditava em Deus, não somente na teoria, mas na prática. Aqueles que demonstram sua fé pela humilde obediência podem confiar na proteção divina. Ele finaliza com a esperança de dias melhores para o povo hebreu. O salmo que começa com um quadro de impiedade universal, encerra-se expressando a esperança na salvação final de Israel.

Aprendemos com esse salmo que não podemos ser contaminados pelo ceticismo dos ateus, temos que confiar em Deus uma vez que temos experiência com Ele e O conhecemos, e não importa a demora para cumprir em nossas vidas seus planos, temos que acreditar que ira se cumprir, pois Deus tem sempre o melhor para o seu povo. Não importa se nosso adversário está nos massacrando, não será para morte pois em Deus está nosso escape, nosso lugar seguro, nossa habitação porque Ele é o nosso refúgio.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário