pagina

sábado, 21 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 15.


O salmo de numero 15 faz parte do livro 1. Este salmo é atribuído a Davi. Enquanto que nos salmo 14, o salmista nos apresenta a loucura do homem natural, no Salmo 15, nos é apresentado o caráter ideal do cidadão dos céus. O Salmo 15 pode ser considerado um salmo de sabedoria, mas concentra-se mais na abordagem correta da adoração a Deus. Embora todos os salmos sejam dedicados ao louvor, podemos chamar este poema, especificamente, de salmo de adoração. O salmo indaga quem é justo o suficiente para se aproximar de Deus. Nós que estamos em Cristo aprendemos a ingressar seguramente na presença do Senhor porque ali nos colocamos em nome de Seu Filho, Jesus (Hb 4-16) e com isso ficamos à vontade na presença do Pai. Certamente podemos nos apresentar diante de Deus como pecadores perdoados.
Apresenta-se sob a forma de perguntas e respostas, em três movimentos:
(1) a pergunta sobre quem pode se aproximar de Deus (v. 1);
(2) a resposta (v. 2-4);
(3) a bênção no final do verso 5 (v. 5).

No verso 01, o salmista inicia com perguntas: quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Ele quer dizer: Senhor, quem poderá viver na tua presença? Estas palavras falam de um acesso à presença de Deus em que a pessoa se sentisse aceita por Ele bem à vontade. É sabido que ninguém, exceto os sacerdotes, podia residir nas dependências do templo de Jerusalém, por isso Davi refere o habitar, na presença de Deus e não especificamente no templo. Essa é uma expressão usada para falar da presença de Deus no tabernáculo ou no templo. Como se Deus fosse o hospedeiro e nós o viajantes. Para entrar na Casa de Deus, precisamos cumprir os requisitos exigidos, ou seja, para habitarmos em Deus precisamos ter um caráter parecido com o Seu, e ter uma vida completamente submissa à Sua vontade, leis e domínio. O cidadão do céu não aprova o estilo de vida dos ímpios o seu prazer está no que é justo. Por isso Davi faz uma listagem a ser seguido nos versos abaixo.

Nos versos 02 ao 05, estes versículos respondem às perguntas com descrições das qualidades que Deus deseja nas pessoas que andam com ele. Servem para ensinar o tipo de caráter que devemos cultivar.
Vemos que no verso 02 Davi começa com algumas características positivas com relação a quem pode habitar no tabernáculo de Senhor. A pessoa tem que ser honesta e sincera em tudo quanto faz, praticar a justiça e falar sempre a verdade, do fundo do coração. Obviamente, aquele que anda em sinceridade refere-se à retidão relativa, não absoluta, pois ninguém é inocente perante Deus. O Senhor nos ordena que nos santifiquemos e nos dá capacidade de nos santificarmos. No verso 03 Davi é bem preciso com relação ao dano que causa a língua(o fuxico), ele diz que quem NÃO usa suas palavras para destruir outras pessoas, NÃO prejudica de propósito o seu semelhante e NÃO repete boatos e mexericos, levando a diante para prejudicar o próximo, esses sim podem habitar no tabernáculo do Senhor. Davi segue no verso 04 relatando que as atitudes dos servos de Deus se espelham no caráter divino. O homem que mantém comunhão com Deus é aquele que acha prazer nas coisas certas e despreza as coisas erradas. Nossas opiniões devem ser moldadas pela vontade de Deus. Temos que entender que uma coisa é obedecer a uma lista de regras, evitando pecados óbvios como homicídio, blasfêmia, adultério e roubo, mas Deus exige muito mais do que apenas a conformidade externa em requisitos como esses. Além de não matar, devemos detestar a violência contra outros e o ódio que leva a tal procedimento desprezível. Por outro lado, o servo do Senhor valoriza e honra outras pessoas que demonstram a mesma disposição de honrar a Deus. Davi finaliza todos esses aspectos da integridade do servo de Deus no verso 05, ele relata aqui mais uma classe de pessoa que habitará no tabernáculo do Senhor. São eles: quem empresta seu dinheiro aos necessitados sem cobrar juros e se recusa a mentir por dinheiro para condenar uma pessoa inocente.
A palavra da pessoa que teme a Deus tem que ser confiável, mesmo se perceber, depois de assumir um compromisso que será prejudicada, ela cumpre a sua palavra. Ela é governada pelos princípios revelados por Deus, e assim não age com injustiça ou desonestidade.
Davi conclui esse Salmo com uma promessa para quem cumpre todos os requisitos listados acima: “Quem deste modo procede não será jamais abalado”. Esta promessa de Deus aos virtuosos vale para esta vida e a que está por vir. O Senhor é o porto seguro do justo.

Aprendemos com esse salmo que o verdadeiro servo do Senhor anseia estar na presença do Criador. E que assim como Davi mostrou esse desejo quando falou sobre o tabernáculo do Senhor no monte Sião em Jerusalém, e quando falou sobre o desejo de habitar eternamente com Deus, nos devemos fazer o mesmo. É necessário está na comunhão permanente com Deus.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário