pagina

segunda-feira, 23 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 17.


O salmo de numero 17 faz parte do livro 1. Neste salmo o salmista Davi, o qual é o autor, apresenta a Deus suas orações, suplicando ajuda contra os muitos adversários que lhe cercam. Deus mostra neste salmo que Se preocupa especialmente com aqueles que passam por desgostos imerecidos, mesmo que permita tais aflições por motivos que talvez jamais conheçamos nesta vida. A integridade de Davi está sendo duramente atacada. Seus inimigos estavam o caluniando e o difamando constantemente. A vitória de Davi sobre seus opressores viria pela espada que Deus segurava na sua mão, não por sua própria força humana. Ele confiou na justiça de Deus que traria proteção para o inocente e punição para seus perseguidores perversos.
O poema se desenvolve em seis movimentos:
(1) clamor de libertação (v. 1,2);
(2) aceitação das provações de Deus (v. 6-9);
(3) clamor a Deus por misericórdia (v. 6-9);
(4) descrição dos ímpios (v. 10-12);
(5) novo clamor de libertação (v. 13,14);
(6) declaração de fé absoluta (v. 15).

 Nos versos 01 e 02 o salmista inicia com uma oração sincera e verdadeira para com Deus, solicitando que Ele atenda o seu pedido de justiça. Davi espera convencer Deus a agir em seu favor e libertá-lo de seu problema. Roga a Deus que lhe visite o coração para depois proferir sua sentença, muitas vezes traduzida por justiça ou livramento.

Nos versos 03 ao 05 Davi sabe que Deus fez o que ele pedira mesmo antes de ter feito o pedido. Ou seja, Deus conhecia as necessidades de Davi e o que ele trazia no coração. Davi relata aqui que Deus o prova e que durante a noite examinas o fundo da sua alma e o purificas até não encontrar culpa; e com isso ele não usa os seus lábios para dizer coisas erradas, pelo contrário, ele usa os mandamentos do senhor para escapar da companhia e das ações dos homens violentos. Davi diz que ele tem prazer em andar pelos caminhos do Senhor, porque ao andar por esse caminho os seus pés não tropeçam.

Nos versos 06 ao 09 Davi continua sua oração com uma solicitação de proteção divina. Ele implora a Deus que este ouça suas palavras e pede refúgio sob as asas do Senhor.  Deus inclinar-se-á à terra para ouvir o clamor de Davi. A expressão faça maravilhas as tuas beneficências é um termo significativo, que fala do amor fiel de Deus, é encorpado aqui pelo uso do termo hebraico para maravilhosas, palavra que, na Bíblia, só é usada para se referir a Deus. Davi pede para Deus tomar conta dele com o mesmo cuidado com o qual se protege a menina dos olhos. Assim como a pessoa tem a reação instantânea de proteger o olho, Deus zela instintivamente pelos Seus servos. Ele ainda segue pedindo para que Deus o esconda debaixo da sombra das Suas asas. Aqui, Deus é descrito como uma galinha com pintinho (no sentido protetor). Os pintinhos que buscam abrigo sob as asas de sua mãe encontram não só segurança como também calor e amor. Da mesma forma, Deus vela por nós.

Nos versos 10 ao 12 o salmista passa uma mensagem de que os perversos são insensíveis às necessidades humanas; agem como leões que esperam a oportunidade certa para destruir sua presa. (Palavras semelhantes às do salmo 10.8-10). Davi pede proteção de homens perversos, insolentes e violentos. Ele viu esses perseguidores como um leão esperando em emboscada para matar sua presa, mas Davi obviamente continuou confiando no Deus que lhe havia dado vitória sobre um leão quando ele era apenas menino cuidando das ovelhas do seu pai (1 Samuel 17:34-36). Não é errado reconhecer que os desafios e tentações que encaramos são grandes, até muito maiores do que nós. O problema vem quando não enxergamos a superioridade de Deus sobre todos os nossos inimigos. E Davi sabia que o Deus dele era maior do que qualquer leão.

Nos versos 13 e 14 o salmista pede para o senhor intervir em seu favor, ele diz “levanta-te Senhor e enfrenta os meus inimigos cara a cara; destrói essa gente por completo. Com a tua espada, salva a minha alma das mãos do homem mau”. O ímpio vive sua vida pensando somente em obter os prazeres deste mundo. O justo não deve ficar tentando conseguir o que esta vida tem a oferecer, mas buscar a Deus e seguir o Seu caminho.

No verso 15 Davi finaliza relatando que o mais importante e o que realmente tem valor para ele é chegar diante de Deus com a certeza de uma vida justa e correta. Ele diz: “Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança”.

Aprendemos com este salmo que temos Deus para nos guardar como a menina do olho, para nos esconder debaixo da sombra de Suas asas quando estivermos sendo atacados, caluniados e cansados. Ele é a nossa alegria, e por isso optamos por não usa os nossos lábios para dizer coisas erradas, e sim usar os mandamentos do senhor para escapar da companhia e das ações dos ímpios. É necessário que tenhamos prazer em andar pelos caminhos do Senhor, porque ao andarmos por esse caminho os nossos pés não tropeçam.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário