pagina

quarta-feira, 25 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 18.


O salmo de numero 18 faz parte do livro 1. Este salmo é atribuído a Davi. Seu texto está também em 2 Samuel 22, com algumas variações. Seu sobrescrito indica ser um hino de celebração de Davi à graça de Deus. Pode ser um salmo de fé, mas é singular. O Salmo 18 trata de um Deus extremamente ativo e um homem de coração inteiro.
O longo poema abrange os seguintes momentos:
(1) declaração de fé e descrição da redenção (v. 1-6);
(2) descrição poética da batalha de Deus pela libertação de Davi (v. 7-19);
(3) exposição das bênçãos de Deus aos justos (v. 20-27);
(4) oferta de louvor à pessoa do Senhor (v. 28-36);
(5) narrativa de batalhas e vitórias no Senhor (v. 37-45);
(6) louvor final à obra redentora de Deus (v. 46-50).

Nos versos 01 ao 06 o salmista inicia sensacionalmente com uma declaração clara, de todo o coração: SENHOR, EU TE AMO! FORTAEZA MINHA! Como se isso não fosse suficiente, ele vai mais além e profundiza relatando que Deus é o seu rochedo, e o seu lugar forte, e o seu libertador; o seu Deus, a sua fortaleza em quem ele confia; o seu escudo, a força da sua salvação, e o seu alto refúgio, Davi quer dizer que Deus é seu tudo, é sua fonte de poder e que mesmo quando os seus inimigos venham o atacar Deus o defenderá, mesmo que a tristezas e laços de morte venham afligi-lo Deus o livrará, pois Davi sabe, que só basta invocar o Deus todo poderoso que Ele ouvirá. Há uma declaração de fé nesses versículos. Foi uma oração de um homem justo, puro e livre de idolatria que Deus o livrou quando ele esteve no dia da angústia, quando as armadilhas e a morte o agrediram.

Nos versos 07 ao 19 vemos aqui uma descrição poética  da batalha de Deus o todo poderoso pela libertação de Davi dos seus inimigos. A verdadeira graça leva a atividade e ação. O que Deus faz é muitas vezes uma reação à nossa ação e vontade, para a honra de Dele. Mas Deus não pode chegar a lugar nenhum em nossa vida sem a nossa obediência. Davi decidiu obedecer e confiar e por isso sempre que clamava a Deus, Deus o respondia.

Nos versos 20 ao 27 relata que Deus ajudou o salmista porque ele era uma pessoa honesta e integra. Para Davi a resposta de Deus a sua oração foi uma recompensa e um pagamento pelo seu empenho de coração inteiro. Ele levou a sério os caminhos do Senhor, ele teve diante dos seus olhos todas as promessas e se guardou do pecado. O poeta descreve os atos de Deus conforme as pessoas com quem se relaciona, não é que Deus ame mais um do que o outro, trata-se de relacionamento. Deus trata cada pessoa segundo as atitudes dela. Opõe-se ao altivo, mas redime o aflito quando se volta humildemente para Ele, buscando força. Temos que entender que não é que Davi era inteiramente inocente perante Deus. Ninguém é inteiramente inocente perante Deus, Deus permite a Seus servos buscarem a retidão nesta vida através Dele. E era isso que Davi fazia.

Nos versos 28 ao 36 Davi fala com precisão que com Deus ele era imbatível, com Deus ao seu lado ele é capaz de derrotar qualquer exército. O caminho de Deus é perfeito; as suas promessas sempre se cumprem. O Senhor é como um escudo; protege perfeitamente quem se esconde nEle. Davi ainda prossegue com uma pergunta: Quem é Deus se não o senhor? Com esta pergunta, Davi está confessando que é impossível comparar Deus a qualquer pessoa, a qualquer deus ou a qualquer objeto. Deus é Deus, O Altíssimo, O Soberano, O Grande Eu Sou, O Poderoso! Ele pode tudo. Vemos aqui que nos verso 32 ao 36 fala do uso de armadura de batalha, como escudo, como imagem da proteção de Deus ao justo, é encontrado tanto no Antigo como no Novo Testamentos (Ef 6.10-20).

Nos versos 37 ao 45 neste versículo relata que Deus dá forças a Davi para concluir a batalha contra os seus inimigos. O próprio Deus é um Guerreiro e reveste os Seus servos para a batalha. Vimos que no verso 41 diz que no calor da batalha, os inimigos de Davi não receberam ajuda de seus deuses, de forma que gritaram pelo auxílio do Deus de Davi. Mas Deus não lhes respondeu. Só há uma prece feita pelo ímpio a que Ele responde: a do arrependimento. Davi conquistou seu império porque o Senhor trabalhou em seu favor. Mas o império de Davi era apenas uma imagem do reino do Senhor que, um dia, seria governado pelo maior descendente de Davi, o Senhor Jesus.

Nos versos 46 ao 50 Davi finaliza com um cântico de gratidão a Deus por tudo o que Ele é. Por tudo o que Ele faz. E pela manifestação de sua bondade em sua vida. Davi atribui tudo a Deus e não a ele, todas as suas conquista, vitórias, livramentos, tudo vem do Senhor. Quando ele expressa que louvará o senhor entre as nações, era essa uma forma de atividade missionária no período do Antigo Testamento, pois o Rei Davi falava das vitórias de Deus entre os estranhos (gentios), que adoravam outros deuses, no decorrer de suas batalhas, com a intenção glorificar o nome de Deus e assim apresentando Ele aos ímpios.

Aprendemos com esse salmo que quando adquirimos um relacionamento com Deus, nós passamos a obedecê-lo e assim como Davi nós não nos afastemos do senhor e tão pouco desobedecemos aos seus mandamentos e com isso podemos nos guardar do pecado. Com certeza o senhor irá retornar a nós quando ouvir o nosso clamor e nos dará vitória, uma vez que Deus não pode chegar a lugar nenhum em nossa vida sem a nossa obediência a Ele. Porque o caminho de Deus é perfeito, as suas promessas sempre se cumprem e o Senhor é como um escudo, Ele protege perfeitamente quem se esconde nEle. Deus não mudou nem sequer um milímetro em todos estes anos. Como ele foi com Davi, assim ele é contigo e comigo. Pode ter certeza de uma coisa, Deus move o céu e a terra para o seu e o meu amor se for verdade em nossas vidas essa declaração: Eu te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário