pagina

quinta-feira, 26 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 19.

O salmo de numero 19 faz parte do livro 1. O Salmo 19, é um salmo de Davi e é um salmo de sabedoria, celebra a Palavra de Deus no contexto da criação. Assim, tanto é um salmo da criação quanto um salmo da Torá. Tanto os salmos da criação quanto os da Torá são vistos como subgrupos dos salmos de sabedoria. O poema se inicia nos céus, depois fala da Palavra, e culmina no coração do servo de Deus e com isso o temor de Deus, o medo de pecar contra Deus. O Senhor Deus é o alvo e o centro da mensagem do Salmo 19.
O poema possui três partes:
(1) celebração da grandeza da criação de Deus (v. 1-6);
(2) celebração da pureza da Palavra de Deus (v. 7-11);
(3) pedido de reconsideração da vida pessoal e de aceitação por Deus (v. 12-14)

Nos versos 01 ao 06 esses versos relata que toda a criação, incluindo os céus, revela a glória e a majestade de Deus. Firmamento é outra palavra para os céus (Gn 1.6). A ampla extensão que vemos é um testemunho da perícia de Deus. Do ponto de vista da terra, nenhum corpo celeste é tão maravilhoso quanto o sol. Neste poema, nada mais é que um símbolo maravilhoso do Criador. Davi dá detalhes dessa obra que fala sem palavras. Não há como não ver Deus nas coisas. Vemos aqui a forma bela e gloriosa como Deus se revelou. A expressão qual noivo, é representado como que nele se glorificasse seu Criador. 

Nos versos 07 ao 11 aqui fala da lei, A lei é a Torá, que significa instrução ou orientação. Nos versos 7 ao 9 apresenta: Seis palavras para falar da lei de Deus: lei; testemunho; preceito; mandamento; temor; e juízos;
Seis avaliações da lei: perfeita; fiel; reta; pura; limpa; e verdadeira; e
Seis resultados dela: refrigera a alma; dá sabedoria aos símplices; alegra o coração; alumia os olhos; permanece eternamente; e é justa.
O valor das Escrituras é mais desejável que o ouro e mais doce que o mel pingando do favo (v.10). Ela serve para nos corrigir quando estamos errados. Quem segue as instruções de Deus terá sucesso em tudo (v.11)
A lei dá o segredo da sabedoria, da alegria e, o mais importante, da vida eterna. Davi manifestou seu profundo respeito e apreço pelas Escrituras. Ele achou tremendo prazer em ler e meditar nas palavras de Deus. É a mesma alegria que sentimos hoje quando nos dedicamos à compreensão das Escrituras. Encontramos na Bíblia tesouros de valor incomparável. Davi viu nas Escrituras muito mais do que apenas curiosidades ou informações teóricas. Ele achou nas palavras de Deus a orientação para conduzir a sua vida.

Nos versos 12 ao 14 Davi finaliza pedindo ao Senhor que expurgue dele todo e qualquer pecado oculto que se esconde em meu interior. Ele sabe ter erros que são ocultos e pecados de soberba por isso pede a Deus para ser purificado de ambos. Ele conclui sua fala desejando que as suas palavras e os seus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis ao Senhor, porque Deus é sua Rocha e seu Libertador!
A expressão Libertador meu, representa Deus como Aquele que obtém nossa liberdade de quaisquer grilhões ou escravidão. O sentido principal da palavra é defensor dos direitos da família. Gloria a Deus.

Aprendemos aqui com esse salmo que Deus se revela nas coisas belas e gloriosos, ao olharmos para o céu vemos Deus, se olharmos para a terra vemos Deus. Em tudo vemos Deus! E principalmente que a sua palavra, a lei, nos dá alegria e vida eterna. Ela nos dá orientações para conduzir nossa vida. Precisamos ter prazer em ler e meditar na palavra de Deus,uma vez que ela serve para nos mostrar quando estamos errados e com isso sentiremos a necessidade de pedir a Deus que tire de nós todo o pecado oculto que existe dentro de nós, pecado este que nos distancia de Deus. Davi sinta o pecado da soberba, pois é um pecado perigoso e nós temos que ter muito cuidado com ele, soberba significa sentimento de altivez, orgulho, presunção, melhor dizendo, podemos cometer pecados conscientes, presumindo que o Senhor por seu amor e sua graça nos perdoe sempre. É de suma importância entendermos que um pecado pra ser perdoado tem que haver arrependimento sincero, se ele não for confessado e abandonado Deus não pode perdoar. Davi sabia o perigo do pecado consciente contra Deus e nós também temos que ter essa visão. Conclui-se então que, quando olhamos para a natureza, temos motivo para buscar conhecimento do Criador. Quando olhamos para as Escrituras, admiramos a sabedoria que Deus revelou. E quando damos a devida importância ao Criador e à sua palavra, sua mensagem penetra os nossos corações e guia as nossas vidas.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário