pagina

sexta-feira, 27 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 20.


O salmo de numero 20 faz parte do livro 1. O Salmo 20, é uma oração em favor do rei antes da batalha, escrito pelo próprio rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo.
O breve poema tem três momentos:
(1) a bênção de Deus à batalha (v. 1-5);
(2) a garantia da proteção divina (v. 6);
(3) a afirmação de fé no Deus-Rei (v. 7-9).

Nos versos 01 ao 05 o salmista suplica ao Senhor que dê vitórias, triunfos e crescimento ao rei. Dessa forma quando o bem de Deus vier, todos serão beneficiados. O dia da angustia citado aqui provavelmente se refere ao dia de batalha. Mas se aplica de forma ampla a qualquer dia aflitivo da vida do crente, como por exemplo, esse coronavírus, o segredo para proteção, para cura esta em clamar o Deus de Jacó, pois só Ele pode resolver toda e qualquer situação de desastre em nossas vidas. Ao referir-se, Do santuário te envie ajuda e de Sião te sustenha, acreditava-se que o auxílio divino provém da morada celestial de Deus, a qual o santuário terrestre simbolizava. O salmista é ainda mais preciso, ele pede para que Deus lembre de todas as suas ofertas e aceite com prazer os seus sacrifícios queimados no altar! E após a vitória, eles saudariam com brados de alegria e ergueriam as suas bandeiras em Nome do Deus deles.

No verso 06 expressa a garantia da proteção divina e a certeza da vitoria, o salmista diz: Agora sei que o Senhor dará vitória ao seu Ungido; lá do Céu, o santo lugar onde vive, Ele manda ajuda e com o seu grande poder, Ele o torna vitorioso, Ele o socorre com sua mão poderosa!

Nos versos 07 ao 09 o salmista finaliza afirmando sua fé em Deus, eles fala com toda clareza que enquanto algumas nações confiavam em seus exércitos com suas armas, seus cavalos e carros de guerra, (umas vez que carros (carruagens) eram a principal arma da Antiguidade no campo de batalha), eles confiavam no poder no nome do Senhor, o Deus todo poderoso! Era como se eles dissessem que aquela liderança estava submetida a Deus. Confiava nele e aguardava sua intervenção. Os instrumentos de guerra eram meras ferramentas na mão de Deus, pois a batalha lhe pertence.

Aprendemos com esse salmo a orar mais para nossa autoridade, uma nação entregue a Deus ela é prospera e tem a terra saudável. O povo orava para o rei deles quando este ia para a batalha, eles confiavam em Deus e não na força do braço deles, nem tão pouco nas suas armas. E Deus sempre garantia a vitoria para eles. Que isso sirva de exemplo para nós. Estamos em tempos difíceis, mas nada é impossível para o nosso Deus. A cidade, o estado, o país que tem um povo com sua fé firmada em Deus e que confia e suplica a Deus que os dê vitória em tempos difíceis, certamente o bem de Deus virá sobre eles e todos serão beneficiados.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário