pagina

sábado, 28 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 21.


O salmo de numero 21 faz parte do livro 1. O Salmo 21 é mais um salmo real de Davi. É um hino de gratidão a Deus pela vitoria conseguida na batalha, O hino começa e termina louvando a força de Deus.
O Salmo 21 tem quatro instantes:
(1) declaração de glória a Deus pelo rei (v. 1,2);
(2) análise da bênção de Deus sobre o rei (v. 3-7);
(3) expectativa da destruição definitiva de todos os inimigos do rei (v. 8-12);
(4) renovado compromisso do povo em louvar a Deus (v. 13).

Nos versos 01 e 02 Muitos só sabem pedir, mas poucos sabem agradecer. O salmista inicia expressando a sua alegria pelas forças e pelas vitórias que Deus o proporciona. Diferente da arrogância rebelde que caracteriza muito reis antigos que costumavam se alegrar por sua própria força e poder. O rei sábio agradava-se do Todo-poderoso, porque todo o poder provém de Deus. A humildade e dependência de Deus são os elementos fundamentais do serviço desse rei. Ele não se vê como o salvador, mas como um homem que precisa da salvação que Deus, e somente ele, oferece. Deus ouviu as orações do rei porque seu desejo não foi egoísta, mas uma vontade de servir ao Senhor, defender o certo, e proteger o povo sobre quem ele governava.

Nos versos 03 ao 07 O rei Davi considera tudo o que possui presente de Deus; sua realeza (a coroa) é presente do Senhor, ele se tornara rei não por mérito próprio, nem pelo povo e sim por Deus. A vida de Davi continuava pela misericórdia do Senhor. Sobreviveu perseguições e guerras porque Deus lhe deu vida! É importante para cada ser humano entender que a sua existência e sobrevivência dependem do Senhor. E que o maior presente de Deus é a vida, temporal e eterna. É comum para reis e outras pessoas vestidas de autoridade agirem com orgulho e chamar atenção para si. Alguns lideres enfatizam sua grandeza em trajes e cerimônias especiais, mas Davi não procurou essa atenção, porque sabia que a glória e a honra pertencem ao Senhor. Qualquer esplendor que se manifestava em Davi vinha de Deus. Davi confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo ele nunca vacilará, melhor dizendo, permanecerá inabalável, pois ele sabe que esta confiança não está depositada em algo errado.
As palavras deste trecho não devem se limitar ao rei Davi, pois falam genericamente das bênçãos de Deus sobre todos os crentes. Cada um de nós partilha a bênção da verdadeira realeza quando colocamos nossa confiança no Senhor, o Rei dos reis.

Nos versos 08 ao 12 Deus traz a ira contra os inimigos, frustrando seus planos e deixando-os sem herdeiros. Como é costume nos Salmos, os inimigos do rei são inimigos do Senhor. Portanto, a maldição sobre os inimigos é causada por zelo santo pela glória de Deus (Nm 25).

No verso 13, Davi finaliza com uma exclamação de alegria, liderando os fiéis em adoração a Deus pela promessa de Sua vitória definitiva. “Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e tocaremos em teu louvor”.

Aprendemos com esse salmo que devemos desenvolver o hábito de ser gratos ao nosso Deus por tudo. Bênçãos “grandes” e “pequenas” precisam ser lembradas e agradecidas. Devemos ter o habito de orar a Deus com sinceridade e não de maneira egoísta para Ele nos ouça. Temos que confiar sempre na providência divina, uma vez que toda providência divina é sempre superior a qualquer adversidade da vida. E o mais importante, entendermos que tudo que possuímos, não é mérito nosso mas presente de Deus e por isso devemos agradecer.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário