pagina

quinta-feira, 12 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 5.


O salmo de numero 5 faz parte do livro 1. Esse salmo é de autoria do rei Davi. Aqui é mais um salmo que Davi suplica ao Senhor Deus que o ajude e ensine a lidar com os seus inimigos. Durante sua vida, o rei teve muitos adversários. Um salmo de lamentação, fala de um período não especificado de aflição na vida de Davi, época de inimigos que se opunham declaradamente a ele e ao seu reinado. O Salmo 5 se desenvolve em três partes:
(1) oração ao Senhor de livramento em tempos difíceis (v. 1-6);
(2) desejo de louvar ao Senhor em tempos difíceis (v. 7-9);
(3) a alegria dos que obedecem e o anseio pelo juízo final do Senhor em tempos difíceis (v. 10-12).
Nos versos de 01 a 03 o salmista Davi inicia com uma oração a Deus com gemidos incessantes, aquele que sofre clama ao Senhor para ser ouvido, embora Ele nunca haja parado de ouvir e cuidar. Davi aqui dirige-se a Deus como rei, o Rei dos reis, dando  a entender que Deus tinha todo poder sobre ele. Quando Davi se refere “de manhã”, ou seja, bem cedinho ele fazia a oração dele é porque a oração pela manhã é um hábito elogiável, que ajuda a pessoa a dedicar todas as atividades do dia à glória de Deus. E com isso vigiando, com atenção para ver a resposta de Deus no decorrer do dia.
Nos versos 04 ao 06 Davi é bem preciso em dizer que Deus não tem prazer, ou seja, que Deus não desfruta ou ache motivo para rir na iniqüidade, na maldade. Ele é um Deus que não tolera o pecado, por menor que seja, que aborrece (odeia) os que vivem quebrando as tuas leis. O aborrecimento (ódio) de Deus não é mero sentimento, mas uma ação de Sua vontade.
Nos versos 07 e 08 Davi ressalta que por causa do imenso amor de Deus e não por causa de seus próprios merecimentos, ele poderia entrar no templo do senhor e com muito respeito em seu coração, ele ajoelharia para adorar a Deus e pediria ajuda para andar pelos justos caminhos do senhor, uma vez que ele tinha muitos inimigos que desejam afastá-lo de Deus. Ao dizer: Aplana diante de mim o teu caminho. Davi ora para que Deus esclareça a ele Sua vontade, melhor dizendo, que cada passo que ele desse mostrá-lo por onde deveria ir, aonde deveria pisar!
Nos versos 09 e 10 a expressão “a sua garganta é um sepulcro aberto”. Esses termos descrevem as palavras perversas usadas pelas pessoas que se opõem e se revoltaram contra Deus e por isso Davi pede a Deus para condená-lo e expulsá-los da presença Dele. Com o objetivo de corrigir o que estiver errado e castigar todas as pessoa que praticam o mal.
Nos versos 11 e 12 o salmista finaliza descrevendo a alegria dos que estão salvos, o êxtase daqueles que Deus salva de sua própria e merecida destruição. Relata que aqueles que obedecem a Deus são abençoados e cercados com o escudo da bondade de Deus. Portanto, nossa alegria deve se concentrar sempre em nosso Salvador que nos faz obedecer a Deus.
Esse salmo nos ensina que diante das dificuldades devemos orar e em nossa oração podemos expor a nossa dor, o que nos aflinge diante de Deus, porém sem desespero mas confiante na providência de Deus.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário