pagina

segunda-feira, 9 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 4


O salmo de numero 4 faz parte do livro 1. Esse salmo é de autoria do rei Davi. O Salmo 4 é conexo ao Salmo 3 em clima e conceito. Ambos falam da possibilidade de encontrar tanta paz na presença de Deus que, até mesmo quando dilacerada de dor física e emocional, a pessoa ainda consegue dormir em paz.
No verso 1, Davi começa seu poema clamando e suplicando a presença de Deus, reconhece que já foi salvo outras vezes, pois utiliza o termo ” na angústia, me tens aliviado” isso prova que Davi clama para conseguir a misericórdia do Senhor mais uma vez. E é notória a confiança depositada em Deus neste salmo.
No verso 2, é quando os homens precisam tomarem tempo para refletir e entender no seu âmago as palavras de Davi e continuar assim acreditando não só em seu Reinado mas também voltarem sua fé ao Senhor. Observe que existe a palavra “Selá” onde demonstra um sentido de pausa no meio do texto.
No verso 3, o Senhor separa o homem obediente para viver ao seu lado, Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a Ele. Ele cuida bem deles e ouve suas preces.
Nos versos 4 e 5, Aqui, o salmista exorta o leitor a não deixar a raiva ou a ansiedade destruírem a confiança e fé absolutas que se deve ter no Senhor. E que quando ficarem irritados ou perderem o controle da situação é para se deitar e refletir tudo pelo qual fez ele chegar até onde está. Oferecei sacrifícios de justiça, estas palavras falam de vivenciar a salvação. Confiai no Senhor. Aqui se fala aos perversos, diz para esperar a vontade do senhor, deixar de lado toda a agitação e renovar os vínculos com Deus. Portanto, neste salmo, o poeta conclama seu próximo a depositar sua fé em Deus.
Nos versos 6 e 7, A expressão Luz do teu rosto indica a graça de Deus. Aqueles sobre quem o Senhor resplandece Sua face são verdadeiramente abençoados. A fala “o seu trigo e o seu vinho”, solicita do Senhor que coloque alegria no coração de todos aqueles que o suplicam e seguem em tua fé, porque a alegria concedida por Deus transcende a alegria da colheita. A produção agrícola, resultado de chuva perene sobre solo fértil, era uma bênção de Deus para o Seu povo. Mas há algo maior que celeiros cheios e cisternas transbordando, a alegria da presença de Deus.
No verso ,8 o salmista Davi finaliza assumindo sua tranqüilidade perante a Deus, por se sentir seguro e em paz. A paz que Deus dá está longe de ser uma técnica de relaxamento. E uma paz que permite à pessoa aflita deitar-se e dormir. Davi diz que quando ele vai dormir, o seu coração está em perfeita paz e tem um sono bem tranqüilo porque ó Senhor o dá a mais perfeita segurança, ele está afirmando que mesmo nas adversidades ele deita e dorme em paz, porque só o senhor o faz habitar em segurança.
Aprendemos com esse salmo que quando errarmos não devemos culpar a Deus, temos que examinar nossa consciência e parar de errar. Aprendemos a clamar ao Senhor no dia da angustia, a não perdermos a fé, a confiarmos em Deus e ao final do dia podermos dormir em paz mesmo em meio as tempestades, pois o senhor estará conosco e resplandecerá a luz do teu rosto sobre nós. Guardando-nos e nos livrando de todo mal.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário