pagina

sexta-feira, 13 de março de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 8.


O salmo de numero 8 faz parte do livro 1. Esse salmo é de autoria do rei Davi. O Salmo 8 é um salmo de louvor com traços de sabedoria, é uma reflexão poética sobre o grande texto da criação em Gênesis 1. Exprime o deslumbramento para com a natureza sublime e majestosa de Deus. Mas o núcleo do salmo fala de seres humanos, uma raridade nas Escrituras. Até mesmo esse enfoque, no entanto, leva à adoração de Deus, o Criador da humanidade. A estrutura do poema é:
(1) prólogo em louvor do admirável nome de Deus (v. 1);
(2) crianças louvando a Deus (v. 2);
(3) louvor ao Criador da humanidade (v. 3-8);
(4) epílogo em louvor do admirável nome de Deus (v. 9)

Nos versos 01 o salmista inicia com uma exaltação ao nome do todo poderoso, ele mostra-se deslumbrado com a criação divina e por isso louva e adora a Deus, o criador. Ele expressa palavras de louvor e admiração que mostram como está admirado e grato por Deus ter colocado toda a sua glória na criação da Terra. Nota-se aqui que o salmo 8 inicia e termina com a mesma frase “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra”.

No verso 02 Davi relata que Deus usa criancinhas e nenês para demonstrar aos teus inimigos como é grande o teu poder, uma vez que da boca de uma criança sai o perfeito louvor. Este versículo é citado por Jesus (Mt 21.16) para os sacerdotes e escribas que queriam silenciar aqueles que bendiziam Aquele que veio em nome do Senhor.

Nos versos 03 e 04 O salmista se põe a admirar a magnitude e beleza do céu em todo o seu esplendor, como obras do dedo de Deus. Ele mostra-se extasiado com os esplendores dessa criação; as maravilhas da natureza o levam a louvar seu Criador. A expressão “Que é o homem mortal”, Davi reduz o homem à sua insignificância em relação a magnitude da obra divina. Ele mostra o quanto a glória e a vastidão da criação são insuperáveis e que mesmo assim Deus nos ama e nos visita. Aqui, homem refere-se a todos os seres humanos, independentemente do gênero.

Nos versos 05 ao 08, Aqui o ser humano, masculino ou feminino, está no topo da criação divina. Deus fez os humanos à Sua imagem, apenas um pouco menor que os anjos. De glória e de honra nos coroaste. Deus criou os humanos como criaturas majestosas, que deveriam governar sobre Sua criação; em nossa condição decaída, no entanto, tornamo-nos profundamente desfigurados, uma distorção da majestade que Deus planejou. Mas Jesus resgata aqueles que investirem sua fé nele. Em Cristo, recuperamos a majestade; nele, nos tornamos as pessoas que Deus quer que sejamos. Nós, todos os seres humanos, somos valiosos para Deus porque o próprio Deus nos criou à Sua gloriosa imagem. Portanto, os animais, a natureza, o céu e o mar são partes da maravilhosa criação divina, mas o privilégio de ser semelhante a Ele, ele só deu aos seres humanos.

No verso 09 o salmista finaliza com uma adoração a Deus. Admiração pela sua criação, sua honra e sua glória na Terra. Davi ressalta com precisão que Deus está no controle que Ele é o nosso Senhor, nosso Soberano.

Neste salmo vemos o quanto Deus nos ama, Ele nos privilegio ao nos criar à Sua imagem, e ainda nos dá grande glória e grande honra! Somos apenas um pouco menor que os anjos. E sempre que nos sentirmos desvalorizadas, as palavras deste salmo nos pode animar. Louvado seja o teu nome Senhor.

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário