pagina

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Resumo do livro do Salmo de nº 23.


O salmo de numero 23 faz parte do livro 1. O Salmo 23 é um salmo de fé. É um salmo de Davi. Em seis versículos, desenvolve-se o único tema do primeiro versículo. Davi não teme nem se preocupa, pois o Senhor é o seu Pastor e nada há de faltar para ele. Davi apresenta Deus como o Supremo Pastor. Ele estava familiarizado com essa linguagem, pois ao longo de sua infância cuidou das ovelhas de seu pai, Jessé.
O salmo possui dois momentos:
(1) descrição do Senhor como o Pastor que cuida de toda necessidade do salmista (v. 1-4);
(2) descrição do Senhor como o Pastor que estende Sua misericórdia a todos (v. 5, 6).

No verso 1  o salmista ao dizer o senhor é o meu pastor e nada me faltara, ele está afirmando que Deus cuida dele e por isso nada faltará. Depois de passar por várias lutas, guerras, graves problemas familiares e outras coisas, ele resolve parar e analisar sua vida e percebe que Deus é o seu pastor e que sempre esteve ao seu lado, cuidando dele. O nosso Deus é o Deus que supre, conduz, protege, mantém uma relação de amizade e age com bondade e misericórdia para com seus filhos. Vemos que a expressão nada nos faltará significa como o próprio salmo diz, que terei descanso (v2), forças renovadas e orientação segura (v3), coragem e proteção (v4), alimento, reconhecimento e bênçãos sem fim (v5) e por fim o amor e a proteção de Deus para sempre (v6). Pode-se dizer que neste versículo temos relacionamento (o senhor é o meu pastor), suprimento (nada me faltara)!

No verso 2 Qualquer perturbação ou intruso assusta as ovelhas, são animais muito medrosos, que não conseguem deitar-se a não ser que se sintam totalmente seguros. A expressão verdes pastos -  Davi emprega uma linguagem eloqüente expressando o grande zelo e cuidado que Deus tem para com Seu povo. Por Deus ser o nosso pastor, nós somos como ovelha e sabemos que se formos guiadas por seu pastor, iremos andar pelos melhores pastos e em segurança e ainda nos supre com águas tranqüilas, pois acreditamos em Seu nome e nada nunca há de nos faltar. Pode-se dizer que neste versículo temos descanso (...verdes pastos) e cuidados (guia-me mansamente...)!

No verso 3 Deus refrigera o Seu povo com Sua voz tranqüilizadora e Seu toque gentil. Ele nos devolve a paz de espírito quando nos sentimos aflito. Ele nos faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é. Pode-se entender que Deus cura a nossa alma de qualquer enfermidade contida nela. Deus cria situações onde seu vigor e alma são refrigerados. Vemos aqui que Deus nos guia pela vereda da justiça, Ele nos faz andar pelo caminho certo.  Por isso, as ovelhas conhecem seu Pastor e são por Ele conhecidas (Jo 10.14). Vemos aqui um ato amoroso do Pastor, que provêm de Sua natureza “Por amor de seu nome”. Deus é fiel a sua palavra cumprindo o que promete, Ele livra o seu povo do mal e os guia com todo carinho. Pode-se dizer que neste versículo temos cura (refrigera minha alma), direção (guia-me...) e propósito (Por amor do Seu nome)!

No verso 4 Vale da sobra da morte, pode significar qualquer situação de aflição em nossa vida. Podemos andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuemos tranqüilos e não sentimos medo, porque O Senhor no guia e nos protege constantemente! Não há por que temer o poder da morte ou de qualquer outra aflição porque Deus garante está conosco. A expressão a tua vara e o teu cajado - Os pastores da Antiguidade usavam a vara e o cajado para resgatar, proteger e guiar as ovelhas. Assim, se tornaram símbolos do amoroso zelo do bom Pastor sobre seu rebanho. As ovelhas não ficam sós; o pastor está constantemente ao seu lado, orientando-as para local seguro. A vara é um instrumento para afugentar animais predadores e perigosos, ou seja, Deus te protegerá de todos os inimigos que aparecerem para te derrubar. Já o cajado é um objeto usado para retirar as ovelhas de locais onde elas ficam presas, entre pedras, por exemplo, com ele o pastor consegue puxá-las, levantá-las. Podemos entender que o cajado de Deus nos tira das piores armadilhas que podemos nos deparar em nossa trajetória. Pode-se dizer que neste Pode-se dizer que neste versículo temos provação (vale da sobra da morte), fé (não temerei mal algum), fidelidade (porque Tu estás comigo) e esperança (... me consolam)!

No verso 5 Deus neste versículo age com bondade e misericórdia para com seus filhos; A providência de Deus é tão abundante que é como se Ele nos tivesse preparado um banquete. Vemos a certeza de que podemos esperar boas coisas se formos pelo caminho do Senhor, ele nos proverá somente coisas boas e nossos inimigos verão a nossa vitória mesmo após tantas provações que eles nos fizeram passar. A expressão unges minha cabeça com óleo” significa honra, no antigo Oriente Médio, o convidado de honra de um banquete costumava ser ungido com azeite de oliva perfumado. Refere-se também que recebemos de forma honrosa o Espírito Santo pelas mãos de Deus. O meu cálice transborda” significa que o Espírito Santo te enche de alegria e nossa vida fica cheia das bênçãos do Senhor! Pode-se dizer que neste versículo temos providência (preparas uma mesa...), Honra (unges a minha cabeça) e abundância (meu cálice transborda)!

No verso 6 O salmista finaliza afirmando que seguindo esse caminho liderado por Deus (o pastor) a misericórdia divina e as boas coisas estarão sempre conosco e que não queremos nunca desviar desse destino guiado pela presença de Deus, sendo assim, viveremos eternamente ao Seu lado. A promessa de Deus aos seus filhos não é somente do usufruto desta vida, mas valia também para o usufruto total de vida eterna em Sua abençoada presença. Quando o Senhor é nosso Pastor há bondade e fidelidade Dele para nossas vidas. Pode-se dizer que neste versículo temos benção (a bondade e a misericórdia me seguirão), promessa (habitarei na casa do Senhor) e eternidade (longos dias)!

Aprendemos com esse salmo que temos um pastor fiel e amoroso que cuida de nós e não nos deixa falta nada, que nos protege, que nos cura, que nos abençoa e nos garante vida eterna. Deus cuida do nosso bem estar-estar físico, mental e espiritual. E independente da situação que nos encontrarmos não temeremos mal nenhum porque o senhor estará conosco sempre! E com isso temos absoluta certeza de que a bondade e o amor cuidadoso do Senhor nos acompanharão todos os dias da nossa vida, e viveremos na presença do Senhor para sempre!
O Bom Pastor está conosco mesmo nas situações que pareçam mais complicadas e angustiantes. Com Ele temos: relacionamento e suprimento (v.1), descanso e cuidado (v.2), cura, direção e propósito (v.3), provação, fé fidelidade e esperança (v.4), providência, honra e abundância (v.5), bênção, promessa e eternidade (v.6)

Deus vos abençoe!
Pra. Marla Fernandes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário