pagina

quinta-feira, 30 de março de 2023

Mateus 15:22

 

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
 
Essa mulher nos ensina 6 coisas:
 
A primeira é ir atrás de Jesus;
A segunda é ser uma intercessora;
A terceira aprender a viver com o silencio de Deus;
A quarta é não importar com palavras desanimadoras;
A quinta aprender a não desistir;
A sexta e mais importante que é exercer a fé.
 
Ela era uma estrangeira, uma mulher gentílica de origem siro-fenícia que vivia nas regiões de Tiro e Sidom. Mesmo sabendo que estava em posição inferior, esta mulher de coragem, não levou nada em conta; apenas, seguiu em busca da cura para sua filha, porque esta era uma mulher de fé. Vemos aqui um exemplo para nós... ela veio perante Jesus como intercessora, como uma mãe intercessora, ela veio pedir por sua filha. Ela foi capaz de discernir o que atormentava sua filha, entendeu que não se tratava de uma mera doença e sim tratava-se de um Demônio.  É muito importante termos o discernimento das coisas, para entendermos de onde vem o problema. Precisamos entrar na brecha da intercessão, é necessário sentir a dor de parto sem ao menos ter filhos. É necessário pagar conta sem ao menos ter usufruído. Jesus quer que nós nos rendemos a oração intercessora.
Vemos aqui que essa mulher foi ao encontro de Jesus sem que ao menos fosse judia, uma vez que nessa época as bênçãos e salvação eram somente para os judeus, pode-se dizer que ela cortou a fila, ela invadiu a prioridade da graça, porque ela por não ser israelita não estava na lista de prioridades de Jesus e o tempo dos gentios ainda não tinha chegado. Neste momento aqui Jesus estava tratando exclusivamente com Israel. Jesus é bem preciso no verso 24 desse capitulo quando diz que Ele fora enviado somente as ovelhas perdidas da casa de Israel. Era como se Jesus estivesse dizendo que Ele não tinha nada com o problema dela, Ele não estava ali por causa dela. Mas a postura dessa mulher faz Jesus reconsiderar a sua lista de prioridade e ela é alcançada pela graça. Essa mulher não seguia a doutrina dos judeus, não ia na sinagoga, não jejuava 3 vezes ao dia, ela simplesmente foi na fonte da graça, ela simplesmente exercitou a fé. Portando vemos aqui que qualquer um pode ter fé. O segredo é ir até Jesus e conquistar sua empatia.
Ela já se aproxima de Jesus reconhecendo Ele como filho de Davi, ou seja, messias o ungido de Deus. Filho de Davi era um titulo messiânico de Jesus, significa que Ele tinha poder para curar, para salvar, para resgatar Israel. Essa mulher sabia que Jesus poderia resolver o seu problema.
Pode ate ser que ela queria disfarçar sua origem por não ser uma judia quando o chamava assim. Mas Jesus nos conhece no mais intimo e no mais profundo. Quando Ele relata que veio para as ovelhas perdida da casa de Israel, Jesus estava dizendo que a conhecia. Mas ainda assim ela não temeu e insistiu.
Ela poderia ate desistir, pois no verso 23 relata que Jesus a ignorou, que Ele não lhe respondia nenhuma palavra quando ela o gritava e mais ainda quando os discípulos que ao invés de ajudá-la pediu para que Jesus a mandasse embora. Muitas vezes passamos por isso e desistimos, mas mais uma vez essa mulher nos ensina. É necessário lidarmos com o silêncio de Deus.
Mas o que mais me chama a atenção é quando mesmo depois dela ouvir tantas coisas q a desanimasse, ela ainda O adora. Ela suplica: Senhor socorre-me! Ela sabia que Jesus podia ajudá-la. Mesmo quando Jesus a responde dizendo "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos e ainda sim ela não desiste, ela diz: verdade, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos.
Isso é fé, Jesus agradou tanto dessa mulher que foi capaz de dizer: Oh mulher, grande é a tua fé! E a bíblia relata que naquela mesma hora a sua filha ficou sã. Louvado seja Deus.
Vemos aqui que essa mulher sai da condição de cachorrinho, porque era assim que os gentios eram chamados pelos judeus, para filha de Deus. Ela deixou de ser um cachorrinho que comia as migalhas debaixo da mesa e passou a ser filha comendo na mesa porque ela creu, a fé dela estava em Cristo. Essa mulher reconheceu que Jesus era o Messias filho de Deus, O adorou como Deus e senhor e a fé que estava dentro dela à credenciou como filha de Deus, mesmo não sendo israelita.
Somos um povo que crê pela fé, justificados pela fé.
 
Deus seja sempre conosco!
Pra. Marla Taísa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário