pagina

sábado, 1 de abril de 2023

Salmo 119:105

 Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para o meu caminho”

A identidade do salmista que escreveu o Salmo 119 é desconhecida. Mas ele era alguém que reconhecia o valor e a importância do ministério da Palavra. Ele entendia que o uso prático da Palavra de Deus durante sua caminhada na fé era essencial para uma vida de acordo com a vontade do Senhor. Por isso ele declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra”. O salmista compara a Palavra de Deus a uma lâmpada. A luz que a palavra emite, indicar com clareza e segurança o caminho a seguir.
Quando alguém anda na escuridão a chance de tropeçar é muito grande. Quando se tem luz para poder enxergar onde se pisa, os passos se tornam muito mais firmes e a caminhada muito mais segura. Adaptando isso na vida espiritual, podemos vê que somente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, e fornecem a iluminação necessária que nos possibilita caminhar sem tropeçar nas trevas.
Quando o salmista diz “lâmpada para os meus pés”, ele está falando da situação comum de seu tempo. Como não havia iluminação como temos na atualidade, as pessoas dependiam de pequenas lamparinas para poderem andar durante a noite. A escuridão era tão densa que a luz das lamparinas clareava apenas a porção do caminho em torno dos pés. Elas forneciam luz apenas para o próximo passo.
O pastor e teólogo Warren Wendel Wiersbe diz ao observar esse contexto que do mesmo modo nós não vemos o percurso todo de nossas vidas de uma só vez. Então quando tomamos a Palavra como lâmpada para os nossos pés, caminhamos também pela fé. Cada ato de obediência revela o passo seguinte, até que possamos chegar ao nosso destino final.
É interessante ressaltar que o salmista sabia que não era qualquer tipo de palavra que poderia lhe prover luz para os seus passos. A única lâmpada que fornece a verdadeira luz que precisamos é a Palavra de Deus.
Nós vivemos num mundo que jaz no maligno; num mundo que está em trevas. Mas através da obediência à Palavra de Deus, que é lâmpada para nossos pés, podemos andar na luz.
O homem precisa de um guia e a Bíblia é um guia. Quem faz da palavra de Deus o seu guia, e marca seus ensinamentos, está no caminho certo. Ele verá claramente o caminho. A ideia é que a palavra de Deus seja como uma tocha ou lâmpada em uma noite escura, mostrando o caminho, evitando tropeçar em obstáculos, ou cair em precipícios, ou vagar por caminhos que levariam a perigo, ou que o afastariam completamente do caminho para a vida.
Conclui-se que a Palavra de Deus é nossa lâmpada num mundo escuro. É uma lâmpada espiritual que nos mostra o caminho para casa. Vivemos em uma época que é muito fácil se perder na vida. E a única maneira de voltar para casa é voltando-se para Deus, para sua palavra. Ela te guiará de volta. Meditar na palavra de Deus todo dia, não é mero costume para manter uma posição de espiritual! Mas sim, é uma dependência que temos de Deus, uma necessidade diária de ser alimentado por Ele, orientado por Ele, uma busca diária pelo som da sua voz.
O salmista percebeu, que a forma de garantir a vitória de cada dia, é começar o dia orando e meditando na palavra de Deus.
 
Deus seja louvado!
Pra. Marla Taísa Silva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário