pagina

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Rute 1:16

Não me instes para que te abandone, e volte de seguir atrás de ti; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

O livro de Rute é uma história que mostra como "Deus se move de maneira misteriosa, e maravilhosa”. A história de Rute se passa no tempo dos Juízes, num período de desobediência, idolatria e violência.
Rute cresceu numa nação que provavelmente era polígama e onde se adorava o falso deus quemos.
Ao sobrevir uma grande fome em Canaã, Elimeleque, Noemi, Quiliom e Malom, saíram de Belém de Judá em busca de sobrevivência na terra de Moabe, um povo idólatra.  Em Moabe não foram melhor sucedidos, pois morreu Elimeleque, o chefe da família e os dois filhos casam-se com estrangeiras,uma era Rute (casou com Malon) e a outra Orfã (casou com Quiliom), o que era proibido na Lei de Deus (Dt 7:3). Moabitas estas que iniciaram um relacionamento com a nora Noemi de aprendizado e vindo a amá-la e admirá-la.
Ao final de 10 anos morreram também os dois filhos varões. Agora as três mulheres estavam viúvas e desamparadas.
Noemi fica sabendo que "o Senhor visitou o seu povo e deu-lhes comida." Então, ela decide voltar para Judá. Suas duas noras, Rute e Orfa, vão com ela parte do caminho pelo que parece, mas, em seguida ela tenta convencê-las a voltar para casa, naquele tempo as viúvas jovens poderia voltar a casa do pai, e poderiam então casar-se novamente. Após Noemi insistir Orfã cedeu e voltou pra casa de seus pais, deixando as paginas do relato bíblico. Rute então dotada de uma imensa sabedoria decidiu que ia voltar com sua sogra. Ela disse: Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.
Ela se comprometeu não apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel. Quando fazemos compromisso com Deus sabemos que podemos descansar nEle pois Ele cuida. Deus cuidou tanto de Rute que a palavra do Senhor relata que ela teve um ótimo casamento e ainda fez parte da genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:5). O Senhor prepara o de melhor para aqueles que nEle confia.
Uma gentia que recebeu bênçãos quando passou a pertencer ao povo de Israel, mostrando sua fidelidade ao Deus do seu povo adotivo. Casou-se com Boaz filho de Salmom e Raabe, após o casamento, Rute gerou um filho de Boaz chamado Obede, que gerou Jessé que gerou Davi, vindo a ser uma das antepassadas de Jesus.
Deus honra quem faz compromisso com Ele.


Fique com a paz do senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário