pagina

quinta-feira, 5 de março de 2020

Resumo do capitulo 10 do livro de Aos Romanos


O apostolo Paulo inicia aqui declarando o desejo do seu coração, que era de que o seu povo fosse salvo e que ele orava a Deus por isso, porque o capítulo 9 relata que Israel estava sob a ira divina (Rm 9.22). O desejo mais profundo de Paulo e a sua oração é que Israel possa ser justificado e possa ser salvo da ira de Deus. Paulo ressalta que os judeus são muito dedicados a Deus, mas exteriormente. E que os seus esforço não era acompanhado de entendimento. Faltava a eles uma compreensão correta do tipo de culto que Deus queria deles, ou seja, a dedicação deles não era baseada no verdadeiro conhecimento. Eles não compreendiam que Cristo morreu para dar-lhes retidão diante de Deus. Em vez disso, eles estão procurando tornarem-se bastante bons para ganhar o favor de Deus mediante a guarda das leis e dos costumes judaicos. Porém, esse não é o caminho divino da salvação. Porque o fim da lei é Cristo, ou seja, a lei foi cumprida e com a vinda de Cristo Deus não aceita ninguém com base na lei e com isso Deus relata que é pela fé em Jesus Cristo é que somos aceitos por Ele. Vemos que Israel não obedeceu à ordem de Deus para que eles cressem. Israel era ignorante em relação à justiça de Deus porque eles não compreenderam o propósito que a Lei pretendia cumprir. A Lei revelou o pecado e mostrou que as pessoas não podiam ter a esperança de cumpri-la integralmente. Cristo veio e cumpriu-a, então nos ofereceu a sua retidão pela fé Nele. Vemos a partir do verso 5 que há dois tipos de justiça: a obtida através das obras e a obtida pela fé. A primeira é inacessível para nós, enquanto a segunda está disponível. A justiça proveniente da fé não está distante nem é inacessível, mas está tão próxima quanto a boca de uma pessoa está próxima ao seu coração. Tudo o que a pessoa deve fazer é se arrepender, acreditar em Jesus e confessar essa convicção. Vemos então que a condição para justiça, para que alguém seja justificado, é a fé interior. A condição para a salvação, que significa a libertação da ira de Deus e do poder de pecado, é a confissão externa, ou seja, se contarmos aos outros com nossos próprios lábios que Jesus Cristo é o nosso Senhor, crendo do fundo do coração que Deus O levantou dentre os mortos, seremos salvos. Porque é crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus; e com a boca é que ele fala da sua fé aos outros, confirmando assim a sua salvação. As Escrituras nos dizem que quem crê em Deus jamais será decepcionado e isso vale para todos, tanto o judeu como o gentio têm o mesmo Senhor se creres em Deus.
Paulo finaliza dizendo que a fé vem por ouvir a palavra, e pra isso acontecer é necessário enviar pregadores para levar a mensagem, uma vez que a salvação passou a estar disponível para todo o mundo, Deus separa pregadores para que as pessoas possam ouvir o evangelho e crer nele, atendendo à sua mensagem. Porem nem todos deram credito a pregação, nem todos os judeus atenderam ao chamado e creram em Cristo. A maioria dos israelitas ouviu o evangelho, mas se mostraram um povo rebelde. Com isso a bíblia relata que o evangelho fora pregado aos quatro cantos daquela época e poucos foram os que deram ouvidos a palavra. E não está sendo diferente nos dias de hoje.
Eu Marla, finalizo aqui dizendo: se não passarmos tempo com Jesus, conhecendo-O pelo estudo da bíblia, jamais iremos desenvolver a nossa fé. E a melhor definição de fé é a confiança em Deus, e não se pode confiar em quem não se conhece. Não existe a possibilidade de estabelecer uma relação de confiança sem passar tempo juntos. Quando lemos a bíblia ficamos próximos de Deus e nos fortalecemos de modo que a confiança em Deus se aumente cada vez mais se tornando indestrutível.

Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário