pagina

quinta-feira, 5 de março de 2020


Resumo do capitulo 9 do livro de Aos Romanos

Nos versos de 1 ao 18 Paulo inicia dizendo que ele é de Cristo, tem uma mente controlado pelo Espírito Santo e não comete mentiras. Ao relatar a tristeza e dor que ele sentia com relação ao povo escolhido que era seu povo, Paulo queria expressar sua dor ao saber que nem todos os israelitas faziam parte do povo de Deus. Que nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus, pois Deus disse a Abraão: “Por meio de Isaque é que você terá os descendentes que eu te prometi, ou seja, os que são considerados como verdadeiros descendentes de Abrão são aqueles que nascido da promessa. Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, ou seja, os descendentes de Abrão por meio de Ismael.
Paulo está declarando que os propósitos e as promessas feitas por Deus nunca falharam. Nem todos os que são de Israel são israelitas. Nem todos aqueles que são descendentes de Abraão segundo a carne herdaram as promessas de Deus. Os filhos de Isaque também são mencionados nessa nova ilustração feita por Paulo. Nunca foi o propósito de Deus que Sua promessa feita a Isaque fosse cumprida por Esaú. Deus escolheu Jacó em posição superior a Esaú antes que ambos nascessem. Quando Deus disse aborrecia Esaú, o verbo aborrecer utilizado aqui é uma forma de dizer que ele era amado em menor grau e não odiado por Deus, afinal ele fazia parte de seu povo. O que Paulo está querendo dizer é que Esaú não foi objeto dos propósitos eletivos de Deus. Portanto quando Deus escolheu alguns dos descendentes de Abraão (v. 6), como Isaque em detrimento de Ismael (v. 7-9), ou Jacó em detrimento de Esaú (v. 10-13), Deus não está sendo injusto, essa escolha não estava baseada em preferência ou qualquer obra, mas unicamente no Deus que fez o chamado. Deus não elegeu Jacó por causa de qualquer coisa que ele tivesse feito; a eleição dele estava baseada na graça. Portanto quando Deus fala compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Deus está declarando o Seu direito absoluto de não ser interrogado pelas Suas criaturas a respeito das Suas decisões. A base da escolha soberana de Deus não é a conduta de uma pessoa, mas a Sua compaixão. Deus é livre para mostrar a Sua misericórdia a quem Ele escolher.
Nos versos 19 ao 29  relata a soberania de Deus sobre sua criação. Paulo insiste no direito de Deus de fazer tudo aquilo que O agrada. Deus não tem perfeitamente o direito de mostrar o seu furor e o seu poder contra aqueles que só servem para a destruição, aqueles com quem Ele tem sido paciente todo este tempo? E Ele também tem o direito de tomar outros, tais como nós mesmos, que fomos feitos para que Ele derramasse a sua glória em nós, quer sejamos judeus ou gentios, e mostrar-Se benigno para conosco, de tal maneira que todos possam ver quão grandiosa é sua glória.
Paulo relata algo importante a cerca de uma fala do profeta Isaias, quando o mesmo disse: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, teríamos sido feitos como Sodoma e seríamos semelhantes a Gomorra, em outras palavras, Caso Deus não tivesse sido misericordioso, Israel teria sido totalmente destruído como foram as cidades de Sodoma e Gomorra, com isso não haveria descendente.
Paulo finaliza dizendo: que Deus deu aos gentios a oportunidade de serem inocentados pela fé. Os judeus, porém, que tão arduamente procuraram estar bem com Deus guardando suas leis, nunca tiverem resultado.  E por que não? Porque estavam procurando ser salvos guardando a lei e sendo corretos em vez de contarem com a fé. Eles tentaram obter a justiça pelas obras da Lei, com isso tropeçaram na grande pedra de tropeço que era Jesus. Uma vez que quem crer nela não será confundido. Resumi-se então: Se Israel tivesse confiado no Seu Deus em lugar de confiar na Sua Lei e em seus vizinhos, a nação não teria sido amaldiçoada e dispersada por todo o mundo. Mas a cegueira parcial de Israel, em relação ao propósito eterno de Deus, resultou em bem para os gentios e para o mundo. Agora, Deus está convocando para Si pessoas tanto dentre os judeus quanto dentre os gentios.

Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário