pagina

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Resumo do capitulo 1 do livro de apocalipse

João é o escritor humano do Apocalipse, enquanto Jesus é o Autor divino.
Nos versos 1 ao 3 Começa com a identificação da origem da mensagem, é uma revelação da parte de Jesus Cristo sobre as coisas que vão acontecer, antes do fim.
O autor se apresenta como João, o mesmo que escreveu um dos Evangelhos que leva este nome. Assim como no livro, ele apresenta Jesus como a Palavra de Deus e diz que bem-aventurados, ou seja, felizes são os que lêem, ouvem e guardam as palavras desta revelação. Vemos aqui uma promessa de benção para quem lê este livro.
Nos versos 4 ao 8 João escreve as sete igrejas da província da  Ásia, as saúda com graça e paz da parte de Deus. Ao relatar que Jesus Cristo é o primogênito dos mortos, quer dizer que Ele garantiu a ressurreição futura do cristão por meio de Sua própria ressurreição. João afirma o quanto Jesus Cristo nos ama por ter derramado o seu próprio sangue para que pudéssemos ser livres do pecado.
João declara que o autor da mensagem, Jesus Cristo vai voltar, Ele já está prestes a voltar. A expressão todo olho indica que Cristo será visível universalmente na Sua segunda vinda, ao contrário do que ocorreu em Sua primeira vinda. De fato, não apenas Israel, mas também todas as tribos da terra se lamentarão por terem rejeitado Cristo e se arrependerão por sua incredulidade. Porque Ele é o início e o final de todas as coisas, inclusive da história da humanidade. Tudo começa e termina em Cristo.
 
Nos versos 9 ao 20 fala da visão de cristo e que João escrevesse num livro todas as coisas que ele visse e depois mandasse para as 7 igrejas da província romana da Ásia (Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadelfia e Laodiceia).
João inicia se identificando fortemente com seus leitores como um irmão e companheiro na aflição, uma tribulação que alguns já estavam sofrendo. O sofrimento imediato de João estava relacionado ao seu exílio na pequena ilha de Patmos, localizada na costa da Ásia Menor (atual Turquia) João é bem preciso quando relata que Ele estava lá por causa da Palavra de Deus, isto é, ele estava em exilado. A Ilha era uma espécie de prisão. Embora todos os outros apóstolos de Cristo já estavam mortos, João era o único apostolo vivo, certamente a intenção de Dominiciano era calar a voz do último apóstolos de Cristo, como uma tentativa de silenciar a palavra de Deus e o testemunho de Jesus, esse imperador então deporta o apostolo para ilha de Patmos. Mas fora em Patmos que João recebe a revelação de Deus e ele continuou escrevendo o Apocalipse como testemunha de Cristo. Quando todas as portas da terra se fechavam pra João Deus abre a porta do céu pra ele e lhe mostra não só o que havia de acontecer, mas também as coisas q deve acontecer. João escuta atrás dele uma voz como voz de trombeta dizendo: o que vez escreve em livro e manda para as 7 igrejas. Quando João se volta para ver quem falava com ele, ele não vê ninguém ele vê 7 castiçais de ouro, ou seja,  ele vê as 7 igrejas e no meio das igrejas ele vê um semelhante ao filho do homem, João vê Cristo no meios das igrejas. João descreve Jesus do verso 12 ao16, relatando todo seu poder e domínio sobre todas as coisas. O Cristo que João vê não é o Cristo q foi humilhado, chicoteado, morto... o Cristo que João vê é o Cristo que venceu a morte, é o Cristo da glória e quando João o vê, ele cai como morto aos seus pés e o senhor põe a mão direita sobre ele e diz: não temas João eu sou o primeiro e o último, eis que estive morto mas agora estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. E João finaliza esse capitulo com Jesus dando a ordem para que ele escrevesse tudo que tinha visto, tanto as que estão acontecendo agora como as que vão acontecer depois. E esclarece que as 7 estrelas que João viu na mão de Jesus significava os 7 anjos das 7 igrejas e os 7 castiçais de ouro são as 7 igrejas.
 
Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário