pagina

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Resumo do capitulo 2 do livro de apocalipse

Em Apocalipse 2, o Senhor Jesus começa a narrar sua mensagem às sete Igrejas. Elas representam a Igreja Universal, isto é, um modelo geral da Igreja de Cristo em toda a Terra, e em todos os tempos.Todas elas, eram alvos de muitas tribulações, tentações e perseguições, por isso o Senhor as aconselha a ser fiel até o fim.
 
No capitulo 2 o senhor narra para 4 igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira.
A primeira mensagem é enviada a Éfeso, Jesus a elogia e também a repreende.
No verso 1 o senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Éfeso. Ele se identifica como Aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candelabros de ouro.
No verso 2 o senhor  relata que Ele conhece as obras, o trabalho e a perseverança da igreja de Éfeso. A frase eu sei as tuas obras aparece nas mensagens a cada igreja, como uma declaração de reconhecimento da parte do Juiz onisciente e onipresente.
Jesus elogia a igreja pela sua firmeza teológica, pela fidelidade doutrinaria, pelo zelo pela sã doutrina, ela era uma igreja que não suportava os falsos apóstolos, não aceitava abrir as portas para heresias para os falsos ensinos, Jesus elogia aquela igreja pelo seu zelo pela verdade.
No verso 3 o senhor revela que a igreja de Éfeso agüentou a situação com paciência e sofreu por causa Dele, sem desanimar e isso são qualidades que moldam o caráter do cristão, geram maturidade quando ele enfrenta provas e sofrimento. Vimos ate aqui elogios a igreja de Éfeso da parte do senhor.
Mas no verso 4, Jesus tem uma reclamação a esse igreja, tenho porém contra ti uma coisa: é que abandonaste o primeiro amor, ou seja, o seu amor pelo Senhor, não é mais o mesmo. Passados os anos, aquela congregação que tanto se destacou pelo seu fervor, havia perdido o entusiasmo de servir a Deus, perdera a empolgação no serviço cristão, como foram seus antepassados. O amor tinha esfriado.
O que Jesus que dizer que a ortodoxia é fundamental, não se pode cogitar a possibilidade de negociar a verdade, mas só ela não basta, não serve! É necessário o amor, a entrega, o querer Cristo.
No verso 5 O Senhor os exorta ao arrependimento. Ele quer ver aquela Igreja servindo com o mesmo fervor de antes, caso contrário, Ele retirará “o seu candelabro do lugar dele”. Isso significa que Éfeso deixaria de ser Igreja, por conseqüente morte espiritual.
No verso 6 o senhor coloca um porém, Porém há isto de bom a seu respeito: você detesta as obras dos devassos nicolaítas, tal como eu detesto. Os nicolaitas eram uma seita, ou seja, um grupo de pessoas que seguia certas doutrinas que misturavam alguns tipos de ensinos bíblicos com outros totalmente contrários a Bíblia. Pode nos indicar que os principais ensinos dos nicolaítas estavam ligados a cultos a ídolos, atrelados a práticas sexuais com objetivo de cultuar divindades, algo muito comum na antiguidade pelos pagãos. Tinham também como intuito de semear joio e sufocar lentamente o rebanho, ali mesmo, dentro da igreja. E a igreja de Éfeso não aceitava esse grupo.
No verso 7 o senhor faz uma promessa dizendo: Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas,(o senhor pede para as 7 igrejas isso, afinal moremos quando não damos ouvidos ao Espírito Santo). A todos os que forem vitoriosos eu darei do fruto da Árvore da Vida que está no Paraíso de Deus.
 
A segunda mensagem é enviada a Esmirna, Jesus a elogia.
Ainda no capitulo 2 no verso 8 o senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Esmirna. Ele se identifica como Aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e reviveu.
No verso 9 o senhor  relata que Ele conhece as obras, as tribulações e as pobrezas da igreja de Esmirna. Jesus deixa claro a Esmirna que conhece suas dificuldades, limitação de recursos e suas constantes e perigosas tribulações. Estes crentes estavam vivendo como mendigos. Isso aconteceu provavelmente, porque devido à perseguição, eles estavam tendo seus bens confiscados pelo império.
Para confortá-los, Jesus diz que apesar de tudo isso, nEle, eles são ricos! Os cristãos acometidos pela pobreza nessa vida podem consolar-se pelo fato de que possuem grandes riquezas espirituais em Cristo.
Quando o senhor relata que conhece a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, pelo contrário, são sinagoga de Satanás, é uma referência a rejeição dos judeus que não reconheciam Jesus como Deus, judeus que se recusam a crer nas profecias, nas Escrituras que apontam para Jesus como o Messias prometido, e continuavam a maltratar seus servos, que agora nEle, também são filhos de Abraão. Jesus considera que quem age assim, contra seus irmãos, tem parte com Satanás.
No verso 10 o Senhor os avisa que alguns deles enfrentarão a prisão, ou sofrimento um breve período na época atual. Mas os esforça a perseverar até mesmo diante da morte, pois O Próprio lhe recompensará com a coroa da vida.
No verso 11 o senhor finaliza dizendo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte. Ou seja, o que vencer pela fé (1 Jo 5.4,5) não precisa temer o tormento interminável pelo qual o infiel passara no lago de fogo, a segunda morte. O vencedor não sofrera nenhuma perda de qualquer espécie; afinal, ao crente fiel esta reservada a coroa da vida, uma experiência maravilhosa de vida no futuro.
 
A terceira mensagem é enviada a Pérgamo, Jesus a elogia e também a repreende.
Ainda no capitulo 2 no verso 12 o senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Pérgamo. Ele se identifica como Aquele que tem a espada aguda de dois gumes.
No verso 13 o senhor relata que Ele conhece as obras e onde habitas, que é onde está o trono de satanás, e sabe porque Jesus disse isso sobre Pérgamo? Ela era a segunda maior cidade da Ásia so perdia para Éfeso que era a capital. Quando se disputava na Asia menor qual cidade se construiria o templo de adoração ao imperador Romano como uma divindade Pérgamo ganha a concorrência e constrói o templo de adoração ao imperador, Por isso Jesus disse o que disse, Ele quis dizer que qualquer lugar onde se coloca o homem no pedestal, qualquer lugar onde tem culto a personalidade, qualquer lugar onde se põe um homem no centro das atenções ali está o trono de satanás, porque Deus não divide sua glória cm ninguém. Portanto o que Jesus quer dizer que é que qualquer lugar onde uma pessoa venera uma imagem criada e forjada pelas mãos humanas la está o trono de satanás. Porque uma imagem não é nada, não passa de um gesso, uma pedra, uma prata, um ouro... tem boca e não fala, tem pés e não anda, tem ouvidos e não ouve, te mãos e não apalpa, tem olhos e não vê, isso quer dizer que não passa de engano e que por trás deles tem um demônio que amaldiçoa a pessoa ou o lugar onde ele habita. Jesus reconhece que Pérgamo se destaca pelo paganismo. O povo vive longe de Deus e muito próximo a Satanás, a ponto de seu trono estar lá.
Quando o senhor disse: e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas... o senhor está dizendo que ele está ciente de que os crentes de Pérgamo mora na cidade onde está o trono de Satanás, no centro da adoração a ele; e apesar disso tem permanecido fiel ao senhor, e recusou negá-lo mesmo quando Antipas, sua testemunha fiel, foi martirizado entre eles pelos devotos de Satanás por causa de Jesus. Ou seja os cristãos de Pérgamo não negaram o nome de Cristo mesmo em meio a toda essa oposição.
No verso 14 mesmo em sua fidelidade e devoção, Jesus os repreende, porque eles toleravam a presença de mestres que ministravam doutrinas que não estavam de acordo com o ensino dos apóstolos de Jesus e levava muitos a um estilo de vida e práticas que não agradavam a Deus. Tal era a gravidade de seu erro, que o Senhor os comparou a Balaão e Balaque. (Balaque contratou Balaão para desviar o coração de Israel para longe do Senhor). Aparentemente, uma sedução parecida estava acontecendo na igreja de Pérgamo, principalmente em relação aos ídolos e a prostituição.
No verso 15 o senhor ainda segue repreendendo a igreja de Pérgamo, enquanto que na igreja de Éfeso eles odiavam a doutrina do nicolaítas aqui na de Pérgamos eles seguiam, e isso aborrecia a Deus.
No verso 16 Houve uma exigência para que a Igreja exercitasse a disciplina, pois breve Jesus voltaria.
No verso 17 relata que quem, em meio a terríveis circunstâncias, vencer pela fé recebera o privilégio de comer do mana escondido, que, assim como a pedra branca e o novo nome, e uma recompensa futura pela fidelidade a Deus. Os crentes em Pérgamo estavam envolvidos com festividades pagas, nas quais eles comiam alimentos sacrificados aos ídolos e cometiam imoralidade sexual (Ap 2.14). A promessa de Jesus, então, e destinada aos que se recusavam a aceitar tais convites e a participar dessas festas. Para esses, haveria um banquete melhor no céu. O mana escondido também sugere uma comunhão especial com Jesus e a pedra branca é uma alusão a recompensa do cristão vitorioso na batalha contra o pecado.
 
A quarta mensagem é enviada a Tiatira, Jesus a elogia e também a repreende.
Ainda no capitulo 2 no verso 18 o senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Pérgamo. Ele se identifica como Aquele que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente.
A igreja de Tiatira estava contaminada pelo mal, mas Cristo destacou primeiro o que podia ser elogiado nela.
No verso 19 o senhor relata que Ele conhece as obras, o amor, o serviço, a fé e a paciência dessa igreja, e ainda é mais preciso em dizer que as últimas obras dela são mais do que as primeiras. Jesus estava dizendo a Tiatira que o amor, a fé, o serviço e a perseverança são agora, maiores do que no princípio. Ao contrário de Éfeso que deixara o primeiro amor, já em Tiatira com o passar do tempo o relacionamento deles como Senhor, cresceu.
No verso 20 Jesus diz que tem algo contra ela: Contudo, eles estavam permitindo que uma mulher, que ensinava e tinha posição de destaque na Igreja, a corrompesse com doutrinas diabólicas. Tal era a gravidade de seu pecado, que ela é comparada com Jezabel, mulher de Acabe.
O fato é que ela estava convencendo os membros a ter relações sexuais impuras em templos idolatras, comendo a comida sacrificada deles, sob o argumento de que isso era agradável a Deus. No Antigo Testamento, Jezabel convenceu Israel, o povo de Deus, a adorar Aserá, deusa da fertilidade.
No verso 21 Ao que tudo indica, o Senhor Jesus já havia levantado outros servos fieis para adverti-los sobre isso, mas eles rejeitaram a exortação. Isso fica claro nas palavras: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Essa igreja permaneceria separada da verdade de Deus enquanto estivesse associada a todos os sistemas religiosos malignos do mundo.
No verso 22 Estar em uma cama, símbolo de dores, enfermidades, angustia, prostrado, é onde pode terminar o quem se envolve muito tempo com o pecado, sem arrependimento, confissão e abandono do mal. O próximo passo da disciplina de Deus e a morte. O pecado pode trazer grande tribulação na vida do cristão. Como conseqüência, o Senhor os adverte que caso não haja arrependimento, um juízo severo recaíra sobre eles.
No verso 23 Aparentemente, os membros da igreja de Tiatira haviam cometido pecado de morte. A morte é a conseqüência para as obras do pecado (Rm 6.23).
No verso 24 e 25 Jesus diz: Quanto aos restantes de vocês de Tiatira, que não seguiram este falso ensino, não pedirei de vocês mais nada além do que já pedi; tão somente segurem com firmeza o que vocês têm, até que eu vá. Como não existe esperança se uma congregação corrompida não se arrepender, os que pertencem a Deus nela podem apenas esperar a volta do Senhor guardando fielmente a verdade.
No verso 26 ao 28 Jesus faz um promessa: Observe que aquele que vencer é identificado mais adiante por Jesus como aquele que irá guardar até ao fim as Suas obras. A esse crente fiel, Cristo promete o privilégio de governar e reinar com Ele no Seu Reino. Cada um que vencer, que até o fim continuar fazendo as coisas que me agradam eu darei poder sobre as nações, darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las. A estrela da manhã, é também citada em Apocalipse 22.16, é o próprio Cristo. Para o que vencer, a presença dele será a luz no tempo de trevas e dificuldades, antes do amanhecer da volta do Filho de Deus.
No verso 29 Ele finaliza dizendo quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas.
 
Podemos ver q a igreja de Éfeso tinha doutrina mas não tinha amor e agora aqui em Tiatira tinha amor mas não tinha doutrina.
Então vemos que da mesma forma que uma igreja que tem doutrina, mas não tem amor e uma igreja que tem amor, mas não tem doutrina, ambas não agrada a Deus.
Nesta igreja tinha gente flertando com o mundo, tinha gente com um pé dentro da igreja e outro fora da igreja. Como nos dias de hoje.
 
Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Taisa Silva
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário