pagina

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Resumo do capitulo 3 do livro de apocalipse

Em Apocalipse 3, vemos a continuidade da mensagem do Senhor Jesus às sete igrejas da Ásia. O senhor narra para 3 igrejas: Sardes, Filadélfia e Laodiceia.
 
A quinta mensagem é enviada a Sardes, Jesus a elogia e também a repreende.
No verso 1, o Senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Sardes. Ele se identifica como Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas e já relata que conhecia as suas obras e que tinha nomes que vives, mas estava morta.
A igreja de Sardes era uma igreja de nome, pode-se dizer uma igreja avivada, com emoções transbordantes, musicas avivada, mas tudo aparente, nada real, Jesus diz que ela não passava de verniz. Na verdade estava morta! Existiam poucas ali que não havia contaminado as vestiduras deles.
No verso 2 O Senhor Jesus os exorta a fortalecer os que ainda não morreram e ao arrependimento, pois o que eles fizeram não estava ainda de acordo com aquilo que Deus exige.
No verso 3 há uma advertência de Cristo de que Ele vira de modo inesperado, como um ladrão. E cm isso que eles lembrassem do que ouviram e creram no principio. Caso contrário seriam castigados quando Ele voltar.
No verso 4, o Senhor deixa clara que ainda tinha alguns por la que não se contaminaram, diferente de alguns cristãos, eles venceram o pecado e demonstraram uma retidão pratica. O Senhor promete que as pessoas que não contaminarem as suas vestiduras andarão de branco, porquanto são dignas disso.
No verso 5, o Senhor faz uma promessa aos que vencer: Todo aquele que vencer será vestido de branco, e eu não apagarei o nome dele do Livro da Vida, e sim anunciarei diante do meu Pai e dos seus anjos que esse me pertence. As vestes brancas podem simbolizar o reconhecimento do Senhor quanto ao caráter reto e ao serviço fiel dos cristãos. Branco é a cor das vestes que o redimido vestira na presença do Senhor (Ap 7.13,14). O Livro da vida é a lista dos redimidos eternamente (Ap 20.12,15). Não riscar o nome é um modo do Senhor dizer que Ele conservara a memória dos redimidos; a cidadania celestial, bem como os direitos e privilégios que eles terão em Seu Reino. Cristo garantira que o nome e as obras dos crentes não sejam apagados, mas lembrados e honrados.
No verso 6 ele finaliza dizendo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás Igrejas.
Conclui-se então que A igreja de Sardes era respeitada com uma Igreja influente e relevante. Provavelmente, por causa da quantidade de bens e poder financeiro. Contudo, a aparência não impressiona Aquele “que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas”. Quando o Senhor examinou Sardes, percebeu que ela era vazia. Não havia uma fé fervorosa e cheia de boas obras, apenas o cheiro de morte espiritual. Seus membros estavam envolvidos com o paganismo e eram profundamente influenciados pelo pecado praticado por culturas que a cercavam. Sardes perdeu a vida, quando se conformou com sua aparência exterior e o elogio supérfluo de quem a elogiava. O Senhor Jesus os exorta a fortalecer os que ainda não morreram e ao arrependimento, pois a qualquer momento Ele irá encontrá-los.                                           
 
Ainda no capitulo 3 vemos sexta mensagem do Senhor Jesus a igreja de Filadélfia, aqui o Senhor só elogia.
No verso 7 o Senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Filadélfia. Ele se identifica como Aquele que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.
No verso 8 o Senhor relata que conhece as suas obras, e mesmo com a pouca força que ela tinha, ela procurava obedecer e não negava o Nome do Senhor. E com isso Jesus lhe abriria uma porta que ninguém podia fechar. A porta aberta que ninguém pode fechar parece, nesse contexto, ser a entrada para o céu e para a Nova Jerusalém. E possível que essa porta seja também às portas da pregação do Evangelho.
No verso 9, o Senhor fará no final, aqueles de Filadélfia que pertenciam a Satanás, embora alegassem ser judeus porém não eram verdadeiramente adoradores de Deus. Seriam forçados a adorar prostrados diante da Igreja, reconhecendo que Cristo ama os Seus.
No verso 10, vemos aqui uma promessa do senhor de guardá-los no hora da tentação que virá sobre o mundo, ou seja, quando a ira de Deus cair sobre os infiéis eles assim como nos estaremos guardados com Cristo
No verso 11, o Senhor pede ao filadelfianos que sustente firmemente a pouca força que eles tem, para que ninguém tome a sua coroa. O cristão deve estar sempre preparado para a volta de Jesus. A forma surpreendente como se dará essa volta incentiva-nos a perseverança no amor, na fé e no serviço fiel. Por meio de um comportamento impróprio, pode-se perder a coroa que foi previamente conquistada (2 Jo 8), a qual indica a autoridade real dada aos vitoriosos coerdeiros do Senhor Jesus.
No verso 12 vemos a promessa de Deus para que vencer, A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus. Cristo promete que o fiel será uma coluna, a parte mais estável e permanente de uma construção. Ser uma coluna no templo indica ter um lugar de honra, autoridade e estabilidade devido à fidelidade e firmeza demonstrada no serviço proeminente prestado ao Reino de Cristo. Também indica unidade, comunhão profunda e íntima com Deus; infusão da natureza divina na humana, pela habitação do Espírito.
No verso 13 o senhor finaliza dizendo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Conclui-se que, mesmo tendo pouca força, isto é, sendo uma congregação pequena e considerada insignificante pelos judeus da época, Filadélfia era vista como preciosa aos olhos de Cristo. Apesar de toda a tribulação, eles guardaram a Palavra de Jesus e não negaram o Seu Nome. E com isso será guardada do tempo do Grande Sofrimento e tentação que virá sobre o mundo.
Junto a Esmirna, Filadélfia não recebeu do Senhor nenhuma repreensão. Essas duas Igrejas devem ser para os crentes fieis um modelo de amor, adoração e serviço genuíno a Deus.
O que importa não é ser forte na terra, ter poder na terra, mas ser fiel ao Deus todo poderoso.
 
Ainda no capitulo 3 vemos sétima mensagem do Senhor Jesus a igreja de Laodiceia, aqui o Senhor só repreende.
Laodiceia era uma cidade rica, com bancos prósperos, uma indústria têxtil e uma escola de Medicina. No entanto, apesar de desenvolvida, também era conhecida por sua escassez no abastecimento de água.
No verso 14 o Senhor pede para João escrever ao anjo da igreja que está em Laodiceia. Ele se identifica como Aquele que é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus.
No verso 15 e 16 o Senhor ressalta que conhece as suas obras, que não era nem frio e nem quente, mas era morna e por isso iria vomitá-la de Sua boca. A metáfora “porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” é provavelmente uma referência água da cidade. A cidade de Laodiceia ficava na região do vale rio Lico, a região mais fértil da Ásia e naquele vale existiam 3 cidades: Hierápolis, Colossos e Laodiceia, ficavam bem pertinho uma da outra. Em Hierápolis existiam umas fontes de águas quentes que era brotadas do solo e faziam piscina naturais e as pessoa iam tomar banho nas águas quentes e terapêutica daquele lugar e já do outro lado do rio em Colossos haviam fontes de águas frias e geladas também terapêuticas, porém em Laodiceia a maior cidade não havia fontes nem de águas quentes e nem de águas fria. As águas que chegava até Laodiceia eram mornas e impróprias pra consumo e pra uso terapêutico. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia. Com esse exemplo, o Senhor Jesus diz a Laodiceia que suas obras são insignificantes e sua espiritualidade faz com que Ele esteja a ponto de vomitá-la, isto é, a Igreja deixaria de fazer parte de Seu corpo.
No verso 17, já vimos no verso anterior que ela era morna, agora ela mostrar ser iludida neste verso. A igreja de Laodiceia se engrandece dizendo que é rica e cada vez mais rica porem o Senhor a diz que na verdade não passava de desgraçado, miserável, pobre, cego e nu.
Nota-se que do verso 15 ao 17 Jesus faz um diagnóstico de Laodiceia. E de suma importância ressaltar que Jesus  não tem só uma opinião a nosso respeito, Ele tem um diagnóstico a nosso respeito, Ele nos conhece!
No verso 18 o Senhor aconselha a Laodiceia dizendo: Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. Jesus está nos ensinando como restaurar o fervor espiritual, nos aconselhando a compra Dele, so Ele tem a mercadoria certa pra cada um de nós, o que precisamos e ainda é de graça.
No verso 19 Jesus tem uma declaração a fazer e uma ordem a dá. Jesus declara: Eu corrijo e castigo todos os que amo. E a ordem é: levem as coisas a sério e se arrependam.
Nada causa tanto desconforto em Jesus do que uma igreja apática, morta, árida... sabe porque Jesus pegou tão pesado cm essa igreja e com cada um de nós? Porque Ele não desiste de nós, ele não abre mão de nossa vida, porque ele não morreu na cruz pra gerar uma igreja morta, apática, árida... por isso ele da uma ordem pra mim e pra vc hoje, arrepende-te, muda sua vida sua conduta. A única maneira de nossos corações se aquecerem é estarmos na intimidade de Jesus. Se não ouvirmos e nem identificarmos mais a voz de Jesus estamos perdidos. O amor de Deus por Seus filhos se manifesta ate em repreensão e castigo quando estes se desviam do caminho. O objetivo da correção do Senhor e para o nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade (Hb 12.10). A reação adequada a disciplina amorosa do Pai é o arrependimento (a mudança de nossa percepção errada), bem como o zelo para se afastar da perigosa e morna condição espiritual.
No verso 20 Ele dá uma esperança: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós cearemos juntos. Jesus nos convidar a ceiar cm Ele é um milagre mas agora Ele querer ceiar conosco isso é graça. Jesus quer que tenhamos intimidade cm Ele, quer que nos achegamos a Ele, que tenhamos fervor espiritual. Eis que estou à porta e bato retrata também o Senhor Jesus procurando entrar em sua própria Igreja, com o propósito de renovar a comunhão. Mas o sentido de ambos é o mesmo: a busca pela comunhão vital com aqueles que lhe derem ouvido.
No verso 21 vemos aqui uma promessa a partir do momento que vencerem a sequidão, o desanimo e conseguirem a vitória: “eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do meu pai no seu trono”.
A promessa para o cristão fiel atingirá o clímax quando ele compartilhar o trono com Jesus. Aqueles que partilham a experiência vitoriosa de Cristo na terra obterão vitória parecida com a dele. A vitória do Salvador o conduziu a Sua atual posição a destra de Deus, no céu. Jesus venceu por meio da obediência humilde até a morte. Assim como Cristo alcançou a vitória por meio da obediência, hoje, Seu servo que vencer pela fé humilde e obediência ira assentar-se com Cristo em Seu trono. O propósito de Deus com a Igreja é levantar coerdeiros que compartilharão da autoridade de Cristo no Seu Reino. Esses devem vencer como Jesus venceu: perseverando na fé, apesar do sofrimento.
No verso 22 o senhor finaliza como Ele finalizou as 6 igrejas: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Vemos uma alerta do Senhor, uma vez que nós morremos quando não ouvidos o que o Espírito Santos nos diz. Hoje as igrejas estão morrendo e muitas já estão mortas é porque não ouve mais o que o Espírito santos diz a elas, não obedecem mais ao Espírito Santo. Estão vivendo na secularização, na apostasia. As igrejas ao invés de guerrear contra satanás estão fazendo acordo cm ele. Estão caindo nos banquetes dele. Estão fazendo a vontade dele. Que possamos ouvir e obedecer a ordem de Jesus para cada um de nós. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. Amém?
 
Conclusão: Observe que essa igreja não tinha problemas de doutrinários, não tinha falsos mestres, não tinha falsos profetas, não tem doutrina de falsos deuses pode-se dizer que Laodiceia era uma igreja ortodoxa mas ainda provoca náuseas no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas moral, havia problemas moral em Pérgamos, em Tiatira, em Sardes e não havia escândalos nem interno e nem externo em Laodiceia, pode-se dizer que Laodiceia era uma igreja ética e ainda sim provocava náusea no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas de pobreza, havia pobreza em Ésmirna, em Filadelfia mas não havia em Laodiceia e ainda sim causava náuseas no filho de Deus.
Observe que essa igreja não tinha problemas com perseguições políticas nem religiosas, havia perseguição política em Pérgamo, havia perseguição religiosa em Éfeso... Laodiceia estava em paz sem perseguições, mas ainda causa náuseas no filho de Deus.
Podemos concluir que mesmo quando estamos zelando pela ética, podemos ser prósperos, podemos ter paz, podemos ser doutrinários, mas ainda causarmos náuseas no filho de Deus.
O que Jesus viu na igreja de Laodiceia que causou náuseas Nele? So tem uma resposta, FALTA DE FERVOR ESPIRITUAL... não podemos deixar que o mecanicismo árido domine a igreja. Precisamos de fogo no coração, de amor pela obra. E hoje as igrejas estão cm problema de fervor espiritual eu não to falando de emoções, isso tem muito, mas to falando de fervor, fervor esse que não é produzido pelo homem mas somente pelo Espírito Santo. Falta oração, jejum, santificação. Tudo que está acontecendo no mundo fora das igrejas está acontecendo dentro das igrejas... divorcio, traições, fornicações, rebeldia. A secularização está chegando dentro das igrejas cristãs, não ta diferente do mundo não. E é por isso que Jesus deu essa visão a João, para alertar as igrejas. Ele quer vomitar crentes!
Pessoas querem Deus e o diabo ao mesmo tempo, não são nem quente e nem frio, estão mornos, ou seja, estão secos espiritualmente, vivos mortos. Não querem Deus só as bênçãos, substituíram Deus pela bênçãos de Deus. Precisamos querer Deus.
 
Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário