pagina

sábado, 6 de março de 2021

Resumo do capitulo 12 do livro de apocalipse

Ao chegar em Apocalipse 12 percebemos que estamos entrando em uma nova etapa da leitura. Novas figuras aparecem e os enredos se tornam mais intensos. Para muitos estudiosos a partir daqui se inicia uma nova fase da revelação.

No verso 1, A mulher vestida do sol é interpretada por alguns estudiosos como a Igreja, por outros Maria e por outros como Israel. Eu descarto que ela seja Maria porque, embora seja verdade que Maria deu à luz Jesus, mas, porém, Maria não foi perseguida, jamais fugiu para o deserto e nem tão pouco foi cuidada por 1260 dias. Então fica a dúvida: essa mulher é a igreja ou é Israel? Ate o final concluiremos.
Ela está vestida de sol, o que significa que ela é gloriosa e exaltada, e reflete o brilho da glória de Deus. Ela tem a lua debaixo de seus pés, isto é, ela exerce domínio pela autoridade outorgada pelo próprio Cordeiro. Ela tem em sua cabeça uma coroa de doze estrelas, ou seja, ela é vitoriosa, ela é vencedora.
No verso 2, A mulher está grávida, o que significa que ela tem uma grande missão: dar a luz a Cristo.
No verso 3, Eis um dragão grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas: O segundo sinal desta cena é de um dragão e fica claro que ele é satanás. Sete cabeças, dez chifres e sete diademas referem-se ao esplendor, ao poder de Satanás como deus deste século (2 Co 4.4)
No verso 4, O Destruidor mostra o seu poder, lançando para a terra um terço das estrelas do céu. Certamente enfatiza o poder do dragão; O dragão neste contexto perseguirá a mulher. Mas, no momento, o interesse dele é direcionado ao filho que nascerá. O diabo espera o nascimento de Jesus para devorá-lo. A tentativa do dragão de tragar o Cristo recém nascido revela que a estratégia de Herodes para matar Jesus, quando este era um bebê (Mt 2.3-16) foi satanicamente inspirada. Deixando claro que o ato da tentativa foi do diabo e não que a mulher fosse Maria.
No verso 5, Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro: O filho é Jesus. Conforme diversas profecias do Velho Testamento, ele veio para reinar sobre as nações com o cetro de ferro. O propósito da vinda de Jesus focaliza o ponto de conflito com o diabo. Satanás aparece com suas cabeças, chifres e diademas, querendo se mostrar o verdadeiro rei do mundo. Mas ele sabe que a sua posição como rei nunca será estabelecida se ele não vencer o Messias. Aqui, toda a vida terrestre de Jesus é resumida em um versículo que afirma a sua vitória absoluta. Do nascimento até à coroação no céu, onde Jesus atualmente senta à destra do Pai no Santo dos Santos, a missão bem-sucedida de Jesus é resumida neste versículo. Sem entrar em pormenores, este versículo se torna um dos mais poderosos da Bíblia. Pela sua vida perfeita, a sua morte sacrificial e a sua ressurreição de entre os mortos, Jesus é totalmente vitorioso sobre o diabo! O verdadeiro Rei e Vencedor é o Senhor Jesus Cristo.
No verso 6, Aqui, a mulher fugiu para o deserto para escapar da ira do dragão. O deserto aqui é um lugar de proteção preparado por Deus para a mulher, onde Deus cuida dela por 1.260 dias, período de três anos e meio (360 dias por ano). Um tempo curto de tribulação. A referência ao Senhor alimentando a mulher no deserto lembra a provisão milagrosa dele para Israel no deserto do Sinai (Êx 16).
O dragão não conseguiu destruir a mulher. A sua frustração aumenta.
Nos versos 7 e 8, Houve peleja no céu: Deus abre, mais ainda, a cortina para mostrar a batalha espiritual que garante a vitória dos fiéis. Miguel é um arcanjo (Jd 9). De acordo com Daniel 12.1, ele é um anjo guardião especial da nação de Israel. Aparentemente, comanda um exército de anjos. Miguel e os exércitos celestiais são vitoriosos, deixando Satanás e seus demônios fora dos limites do céu.
No verso 9, A expulsão do diabo e seus anjos para a terra significa que esse mundo se tornou a sua base de operações e que a sua ira é descarregada em direção aos habitantes da terra. Quando foi derrotado por Miguel, como resultado da vitória de Jesus, restou somente a possibilidade de afligir as pessoas na terra. Satanás percorre a terra, buscando pessoas para tentar a pecar e, assim, separar de Deus. 1 Pedro 5.8 afirma: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." Em João 14:30, Jesus chamou Satanás de "príncipe do mundo", e o apóstolo Paulo se referiu a ele como o “príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Satanás não vive no inferno. Ele vive e trabalha na terra e nos céus que a circulam.
O fato de o diabo ainda agir na terra não nega a vitória total de Jesus. Satanás foi derrotado, e jamais terá a vitória.
Nos versos 10 e 11, Ouvi grande voz do céu: O anúncio da vitória ressoa pelo céu. O diabo não possui autoridade, pois todo o poder pertence a Deus. A mulher é protegida. Miguel e seus anjos vencem. Devido à vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, o poder do diabo ficou mais restrito. Satanás acusava os irmãos diante de Deus de dia e de noite, mas através de Jesus temos poder divino para vencer o próprio diabo. A derrota final de Satanás pela crucificação de Cristo (o sangue do Cordeiro), pela a palavra do seu testemunho e pelo testemunho fiel de alguns dos irmãos que mesmo sendo martirizados não negaram a verdade. Todos esses acontecimentos precedem a vinda do reino do nosso Deus.
No verso 12, Por isso, festejai, ó céus: Outra festa, bem diferente da festa no intervalo do capítulo 11. Quando a besta “venceu” as testemunhas, todos os povos da terra fizeram sua festa. Mas a sua vitória durou apenas três dias e meio, e a sua festa acabou. Na batalha eterna, os servos do Senhor vencem e participam de uma festa no céu. Esta vitória é eterna, e a festa, também.
A festa no capítulo 11 acabou porque as testemunhas subiram. Depois da subida das testemunhas, houve alegria no céu. Mas a descida de Satanás não traz alegria aos que habitam na terra. Ele só traz dor e sofrimento. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera: A terra e o mar representam a sociedade humana, a esfera de ação do diabo. É do mar e da terra que subirão as bestas, os principais servos de Satanás, no próximo capítulo. Os homens que vivem na terra sofrerão devido à grande ira do diabo derrotado. Já encontramos uma cena da dor infligida pelo diabo e seus servos na quinta trombeta (9:1-12). Como naquele caso, os homens na terra sofrem dano. Ao relatar “Sabendo que pouco tempo lhe resta”: satanás já perdeu a batalha principal, e agora vai perdendo as batalhas conseqüentes. Qualquer poder que o diabo possui é limitado. O tempo para exercer seu poder é, também, limitado. Tudo está chegando ao fim. Logo, Satanás será amarrado no abismo por mil anos (Ap 20.1-3).
Nos versos 13 e 14, relata que quando satanás se viu a si mesmo jogado na terra, perseguiu a mulher que tinha dado à luz ao menino. Porém a mulher recebeu as duas asas de uma grande águia para poder voar para o seu lugar no deserto, onde ela será sustentada durante “um tempo, e tempos, e metade de um tempo” ("um tempo" = 1 ano; "tempos" = 2 anos; "metade de um tempo"= meio ano; em outras palavras, três anos e meio), e ficara livre do ataque de satanás. A proteção de Deus aqui nos faz lembrar como Israel escapou dos egípcios e chegou ao monte Sinai (Êx 19.4; Dt 32.11,12).
Nos versos 15 e 16, A expressão “Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio”... imagem deste rio de água saindo da boca da serpente reforça a idéia de corromper a mulher, idéia de destruição que vem como resultado das mentiras, acusações e falsas doutrinas que o diabo profere. O que sai da boca de Satanás, desde a primeira vez que nós o encontramos nas Escrituras, tem o propósito de destruir as pessoas que o ouvem. O perigo da água como um rio para a mulher é afastado quando a terra se abre, da mesma forma que Deus fez a favor de Moises, quando Ele abriu o chão para o rebelde Corá e seus seguidores (Números 16.30-33). Deus cuida de quem pertence a Ele.
No verso 17, A frustração do diabo aumenta! Irado por sua incapacidade para destruir a mulher, Satanás (o dragão) apela para fazer guerra contra um grupo próximo. O resto da semente dela são os crentes em Cristo, já que são eles que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Em desespero, o diabo opõe-se a todo e qualquer traço de fé orientada em Jesus.
Vemos então neste capitulo que satanás batalha após batalha, sofre derrotas. Não vence o Filho de Deus; não destrói a mulher; perde na peleja com Miguel e é lançado à terra frustrado e irado. Resta somente a possibilidade de ele vencer, individualmente, os servos de Cristo. Nos capítulos seguintes, ele chamará os seus aliados para tentar destruir os cristãos, mas estes têm o consolo da presença do Senhor dando-lhes força para vencer.
 
Após o estudo eu então concluo que a mulher neste capitulo é Israel, pois a igreja não gerou Cristo e sim Cristo gerou a igreja. E vemos que a igreja é sempre referida na bíblia como a Noiva ou virgem e não como a mulher, já Israel é referida como a mulher e ainda com dores de parto em várias passagens bíblica do velho testamento (Isaias 54:5-7, 66:7-8, Jeremias 4:31, Miquéias 4:9 e 5:3). É verdade que Jesus, o filho de Davi é da tribo de Judá, veio de Israel. Em certo sentido, Israel deu à luz (gerou) Cristo Jesus. Nota-se também que as doze estrelas referem-se às doze tribos de Israel. Vemos também que uma vez que um período é mencionado nas Escrituras, ou como 1260 dias, ou 42 meses, ou 3 anos e meio, ou um tempos dois tempos e metade dum tempo, sempre se refere a Israel e a um período em que Deus esta lidando cm aquela nação. É importante ressaltar que isso se refere a ultima, metade da semana das profecias da septuagésima semana de Daniel (Daniel 9:24-27) e não podemos negar que o deserto tem referência singular a Israel. Israel foi levada ao deserto da terra do Egito (Ex 20:35-36). Israel, recusando-se a seguir o Senhor na terra prometida, retornou ao deserto por 40 anos. Em Oséias 2:14-23 revela que, no longo período que Israel passaria no deserto, Deus seria misericordioso com eles. Assim, a mulher em Apocalipse 12 é Israel.
Amadas eu reconheço que todas as correntes escatológicas possuem suas dificuldades, isso pelo simples fato de que a segunda vinda de Cristo e a consumação da presente era ainda não ocorreram. Portanto, eu respeito meus irmãos em Cristo que adotam uma posição diferente da minha. O melhor de tudo é que juntos temos a esperança de que um dia iremos compreender todas essas coisas definitivamente ao lado do nosso Senhor.
 
Deus vos abençoe muitíssimo,
Pra. Marla Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário