pagina

terça-feira, 15 de junho de 2021

Tiago 2:17

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta.
 
Neste trecho Tiago não quer ensinar que a pessoa é salva pelas obras, por suas ações. Também não quer contradizer os ensinos de Paulo (apenas a fé em Jesus nos salva (Efésios 2:8-9), não podemos nem precisamos fazer nada para merecer a salvação. Com sua morte e ressurreição, Jesus nos dá acesso gratuito à salvação, através da fé. A salvação é um presente de Deus, que Ele nos dá porque Ele é bom. Ele não nos salva por causa de nosso mérito. Ninguém consegue atingir o nível de perfeição de Deus para merecer a salvação. Somente a fé no poder de Jesus pode nos salvar (Romanos 3:23-24)).
O que Tiago enfatiza é que a fé verdadeira sempre se expressa em ações, as obras dão vida à fé. São as nossas obras que provam que temos fé em Jesus. Sem obras que revelam uma vida dedicada a Deus, a fé é inútil.
Estamos querendo dizer que a fé verdadeira transforma as nossas vidas, fazendo com que as nossas atitudes sejam completamente diferentes da vida que tínhamos antes.
Sendo assim, uma vez que fomos totalmente transformados, as boas obras serão uma conseqüência natural dessa nova criatura. A velha vida não pode continuar. A pessoa salva por Jesus tem o coração voltado para o bem e isso se reflete em sua vida.
Essa mudança interior vai depois se refletir nas ações exteriores. Se uma pessoa diz que tem fé em Jesus mas isso não afeta sua vida de maneira nenhuma, essa fé é suspeita. Quem é salvo por Jesus vai mostrar os frutos dessa fé em sua vida (Mateus 7:18-20).
As boas obras não salvam mas são a prova que somos salvos. Esse é nosso objetivo na nossa nova vida com Jesus: realizar as boas obras que Deus preparou para nós (Efésios 2:10).
As ações de Abraão( vs 21-24 e Raabe( vs 25) são exemplos de uma fé viva, uma fe pelo meio da qual Deus aceita uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário