pagina

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

II Reis 2:9

Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

Antes de Deus levar Elias “num redemoinho ao céu” (2 Rs 2.1b), ele mandou o profeta fazer uma viagem da cidade de Gilgal à Betel. Elias disse a Eliseu que ele não precisava ir, mas Eliseu respondeu: “Não te deixarei.” Durante a viagem, Elias disse duas vezes para Eliseu voltar, mas ele se recusou (2 Rs 2.1-6).
Para Eliseu, era uma honra servir Elias porque esse era o trabalho que Deus lhe tinha dado para fazer.
Quando Elias percebeu que Eliseu realmente não o deixaria, em razão de sua lealdade e companheirismo, lhe deu o direito de pedir qualquer coisa que desejasse. Eliseu então disse: “Peço-te que haja uma porção dobrada de teu espírito sobre mim” (2 Rs 2.9b). Para receber o que pediu, Eliseu não poderia tirar os olhos de Elias (2 Rs 2.10). Isso para ele não era difícil, pois tinha o profeta como sua fonte de inspiração e estava sempre atento a tudo o que Elias fazia. As melhores oportunidades para aprender e crescer ministerialmente acontecem quando podemos nos espelhar em alguém que realmente serve a Deus com amor e fidelidade, seu lider.
Vemos aqui uma grande sabedoria da parte de Eliseu com a resposta quando Elias disse que ele poderia pedir o quisesse a ele, qdo ele fosse tomado de Eliseu. Vamos fazer uma comparação conosco, se nos fosse dada essa oportunidade de pedir qualquer coisa, o que escolheríamos? Dinheiro? Fama? Poder? Vida longa? Beleza? Ou somente intimidade com papai celestial? Como responderíamos?
Eliseu teve essa oportunidade e ele poderia ter escolhido bens materiais ou honra humana, mas ele optou por ser um profeta do senhor. Optou por viver de maneira simples, humilde, pobre e difícil, porque sabia que as bênçãos da vida eterna no reino de Deus é bem maior e melhor do que as vantagens que a vida mundana proporciona. Eliseu fez uma sabia escolha, ele optou pelo espírito de Deus na vida dele, ele pediu para ficar como profeta no lugar de Elias e apelou pela lei da herança, que diz que o filho mais velho deve receber duas vezes mais do que os outros filhos. Ele então pede a porção dobrada do poder espiritual que estava em Elias. Eliseu quis a unção, isto é, a sua autoridade de profeta. Oh glória!
Aprendemos com Eliseu: pedir com sabedoria, andarmos com pessoas que desfrutam de intimidade com Deus, nos espelhar em pessoas que possuem as características de um fiel servo de Deus, a ser perseverante e fiel ao seu líder e segui-lo o tempo todo.
O discípulo que é leal e segue seu mestre o tempo todo, o resultado é maravilhoso.
Deus concedeu o pedido de Eliseu porque os motivos de Eliseu eram puros. O objetivo principal de Eliseu não era ser melhor ou mais poderoso do que Elias, mas realizar mais para Deus. Se nossos motivos forem puros, não teremos que ter medo de pedir grandes coisas a Deus; pelo contrário, devemos estar dispostos a pedi-las. E quando pedirmos que Deus no de grande poder ou habilidade, precisamos examinar nossos desejos e nos livrar de qualquer egoísmo que encontrarmos.
O que identifica um profeta de Deus atualmente não é o uso de uma capa, mas o modo de viver, suas virtudes e comportamento. A exemplo de Eliseu, devemos nos espelhar em homens e mulheres de Deus que sejam genuínos imitadores de Cristo. E não apenas isso: precisamos também ser exemplo para os outros, refletindo a imagem do Senhor, não somente nas palavras, mas, principalmente, nas ações.
Quando somos escolhidos por Deus para realizar uma grande obra, Ele nos legitima diante de todos. A capa de Elias legitimou o ministério de Eliseu publicamente, ao tocar nas águas do Jordão e dividi-las para um a e outra banda (2 Rs 2.14).  Esse episódio foi visto pelos filhos dos profetas de Jericó que imediatamente reconheceram que a unção de Elias estava sobre Eliseu (2 Rs 2.15).
Eliseu terminou seu ministério honrado pelos que temiam ao Senhor e respeitado pelos Inimigos de Deus. e é fato que Eliseu realizou o dobro de milagres de Elias.
 
Graça e paz!
Pra. Marla Fernandes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário